Automobilística
Carteira do Idoso: Como Aproveitar os Benefícios de Viagens Grátis e Atendimento Priorizado
Documentação é exclusiva para brasileiros com 60 anos ou mais.
A Carteira do Idoso é uma opção que possibilita ao cidadão com idade igual ou superior a 60 anos aproveitar uma série de benefícios exclusivos em todo o território nacional. Esse objeto é uma ferramenta importante para os idosos que desejam obter descontos e outras vantagens garantidas por lei.
A emissão é realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, mas também pode ser feita pela internet atualmente. O processo foi digitalizado para proporcionar mais conforto ao beneficiário, evitando que tenha de comparecer presencialmente a um posto físico para iniciar os trâmites.
Segundo o governo, a existência dessa carteirinha é uma maneira de proporcionar reconhecimento e direitos legais a essa parcela tão valiosa da população do Brasil. Assim, seus portadores conseguem ter acesso a mais lazer, cultura, além de uma série de outras coisas.
Como fazer a solicitação do item?
Como foi dito anteriormente, a Carteira do Idoso só pode ser emitida para pessoas com 60 anos ou mais. Ademais, o interessado precisa estar devidamente inscrito no CadÚnico (Cadastro Único), mantido pelo Governo Federal, para fazer a manutenção e o controle de programas sociais, a exemplo do Bolsa Família.
Para efetuar a inscrição, basta procurar a unidade do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) mais próxima e solicitar que um atendente explique o procedimento de inclusão. Feito isso, o indivíduo deve acessar o site do benefício e seguir o tutorial informado ali para completar o processo de emissão.
Concluída essa etapa, o cidadão poderá optar por imprimir a Carteira do Idoso ou simplesmente apresentá-la em sua forma digitalizada quando necessário. O comprovante conta com um QR Code alfanumérico para que a validação dos benefícios seja realizada junto às empresas conveniadas. Confira as principais vantagens que o documento oferece:
- Passagens interestaduais gratuitas ou com desconto mínimo de 50%;
- Acesso a programas sociais como o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- Atendimento prioritário em repartições públicas, estabelecimentos comerciais e filas.

-
Tecnologia2 dias atrás
Plano ‘secreto’ quer acabar com os fios elétricos no Brasil
-
Economia15 horas atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Saúde2 dias atrás
Anvisa proíbe suplementos de ora-pro-nóbis, mas planta in natura é liberada
-
Mundo2 dias atrás
Zuckerberg, Gates e mais: famosos que optaram por não repassar a fortuna aos filhos
-
Tecnologia2 dias atrás
Evitar ligações indesejadas no WhatsApp é simples e nós te ensinamos como
-
Finanças2 dias atrás
Uma das cédulas mais antigas do Brasil pode valer até R$ 1.000 atualmente
-
Economia2 dias atrás
Financiamento de veículos recua 2,3% em março
-
Política18 horas atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira