Conecte-se conosco

Cotidiano

Torne seu réveillon especial com o espumante certo: saiba como

Saiba como escolher o espumante ideal para brindar o Ano Novo e impressionar seus convidados!

Publicado

em

O Réveillon está chegando e nada melhor do que um bom espumante para celebrar! Afinal, esse é o momento de encerrar o ano brindando todas as alegrias e esperanças para o novo ciclo. Suzana Barelli, especialista em vinhos, até afirma que “não existe tempo ruim para degustar um bom espumante. Ele pode ser aberto em qualquer momento”.

Espumante: uma bebida para todas as ocasiões

O espumante é um vinho conhecido por suas borbulhas charmosas, resultado da fermentação que libera gás carbônico. Dependendo da forma como é elaborado, as bolhas podem ser mais ou menos intensas. E não se trata apenas de borbulhas! Isso também se relaciona com o quão doce é a bebida, variando de muito seco (nature) até bastante doce (doux).

Mas qual é a diferença entre champanhe, espumante ou frisante? Vamos explicar!

  • Espumante: Pode ser feito em qualquer lugar e tem vários estilos. Tem o método champenoise, que é todo chique fermentando na garrafa, e o charmat, que acontece em tanques grandes. E para os docinhos, tem o Asti, usado para fazer espumantes Moscatel.
  • Champanhe: Essa é a estrela feita na região de Champagne na França. Só pode ser chamado de “champanhe” se for de lá e feito com três tipos específicos de uva. É conhecido pela qualidade e tradição.
  • Frisante: Esses são mais levinhos, com bolhas mais sutis e duram menos tempo. Não são considerados espumantes por terem um processo de fermentação mais simples.

Escolhendo o espumante certo para o brinde

Quando o assunto é escolher um espumante para as festas, Suzana Barelli aconselha optar por um que combine com seu gosto e com o das pessoas que vão brindar com você. Caso prefira uma bebida mais seca, vá de brut ou nature. Já para quem ama um doce, o Moscatel é uma boa opção ou, se puder investir um pouco mais, um champanhe.

E há um fator que deve ser levado em consideração: a temperatura da bebida! “Ela é muito importante para garantir a qualidade do espumante na hora de brindar”, diz Barelli. Portanto, nada de servir congelado ou morno. O ideal é que esteja entre 6 e 8°C para sentir todos os sabores.

Fica a dica!

Antes de escolher o seu espumante, pesquise bastante, veja as novidades do mercado e dê uma chance aos pequenos produtores. Cada rótulo tem uma história e pode trazer um sabor único para o seu brinde de Réveillon.

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS