Política
Brasil poderá ter bilhete único nacional para sistemas de transporte público
Trata-se do Projeto de Lei 1830/22.
A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1830/22, que propõe a coordenação pela União na implementação de um sistema nacional de bilhete único para todos os modos de transporte público.
O deputado Augusto Puppio (MDB-AP), relator da proposta, recomendou sua aprovação, destacando que a iniciativa proporcionará eficiência operacional, redução de custos e aprimoramentos na integração do serviço, preservando a eficácia e a organização do sistema.
O texto do projeto introduz novos dispositivos na Lei de Mobilidade Urbana. O sistema proposto será eletrônico e pré-pago, permitindo o uso de cartões e aplicativos para celular. Vale ressaltar que o valor da tarifa continuará a ser estabelecido por estados, Distrito Federal ou municípios.
Bilhete único nacional
O deputado Kim Kataguiri (União-SP), autor da proposta, argumentou que atualmente cada localidade possui seu próprio sistema de pagamento, obrigando muitas vezes as pessoas que residem em um município e trabalham em outro a utilizar dois sistemas distintos.
O projeto seguirá sua tramitação em caráter conclusivo, passando ainda pela análise das comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Malha rodoviária
A malha rodoviária do Brasil é extensa e composta por uma ampla rede de estradas que conectam diferentes regiões do país. A infraestrutura rodoviária brasileira é gerenciada por diferentes esferas governamentais, incluindo o governo federal, estadual e municipal. Alguns dos principais componentes da malha rodoviária brasileira incluem:
- Rodovias Federais
O governo federal é responsável pela gestão das rodovias federais, que são identificadas pelo prefixo “BR” (por exemplo, BR-101, BR-116). Essas rodovias são fundamentais para a integração nacional e para o transporte de mercadorias e passageiros.
- Rodovias Estaduais
Cada estado brasileiro possui sua própria rede de rodovias estaduais, sob a responsabilidade do governo estadual. Essas estradas conectam cidades e regiões dentro de um mesmo estado.
- Rodovias Municipais
As prefeituras municipais são responsáveis pela gestão das rodovias municipais, que geralmente ligam áreas urbanas e rurais dentro de um município.
- Sistemas Rodoviários Privados
Algumas estradas são operadas por concessionárias privadas, que administram, mantêm e, em alguns casos, cobram pedágios para financiar melhorias e expansões na infraestrutura.
A malha rodoviária do Brasil é crucial para o transporte de carga e passageiros, desempenhando um papel fundamental na economia do país. No entanto, é importante observar que a qualidade e a condição das estradas podem variar consideravelmente, com alguns trechos apresentando desafios como falta de manutenção adequada, buracos e congestionamentos.
(Com Agência Câmara).
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