Economia
Não fique de fora! Auxílio Gás 2024: entenda como solicitar e garantir seu benefício!
O pagamento ocorre a cada dois meses e contempla pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O Auxílio Gás, juntamente com o Bolsa Família, é uma das iniciativas de cunho social mais conhecidas no país atualmente. Ele foi implementado pelo Governo Federal com o intuito de garantir que famílias de baixa renda pudessem adquirir um botijão para cozinhar seus alimentos.
Dessa forma, a distribuição do benefício ocorre em conjunto com o outro programa citado acima e, para ter direito a ele, não é necessário realizar inscrição alguma. Porém, o grupo familiar precisa estar com seus dados atualizados no CadÚnico (Cadastro Único), o banco de dados mantido pelo poder público, para programas sociais.
Logo, os principais beneficiados com tal medida são cidadãos brasileiros que recebem até meio salário mínimo mensal. Os valores também são igualmente repassados aos recebedores do BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Agora, para descobrir se alguém pode receber o Auxílio Gás, basta entrar no aplicativo do Bolsa Família ou no Caixa Tem, informar o CPF cadastrado no Bolsa Família e conferir se a pessoa está elegível ou não para receber os montantes.
Quanto o Auxílio Gás está pagando agora?
O processo de seleção dos recebedores possui diversos critérios, como, por exemplo, o número de integrantes em sua família, sua renda per capita, além de outras informações disponíveis no CadÚnico. Assim, aqueles que possuírem mais necessidade, serão automaticamente incluídos na lista de pagamentos do Auxílio Gás.
No ano de 2023, uma MP (Medida Provisória) determinou temporariamente que o valor a ser repassado para os grupos familiares deveria ser de 100% da média nacional cobrada pelo botijão de gás de 13 kg. Lembrando que os pagamentos acontecem a cada dois meses, junto do Bolsa Família.
Por fim, tal ação não foi renovada pelo poder público. É provável que o benefício volte a contemplar apenas 50% do preço médio do referido produto. Estima-se que, ao todo, em torno de 5,4 milhões de famílias em todo o Brasil receberam R$ 104 em dezembro de 2023.

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira18 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia13 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?