Conecte-se conosco

Automobilística

Como rastrear a cidade de um veículo pela placa Mercosul

Muitos motoristas ainda desconhecem como obter informações através do novo emplacamento.

Publicado

em

Placa Mercosul

A placa Mercosul foi implementada em diversos países do continente sul-americano, de modo a unificar o sistema de emplacamento utilizado nos países que o compõem. Atualmente, o Brasil, a Argentina e o Paraguai adotaram essa medida, em uma tentativa de coibir atividades criminosas e facilitar a fiscalização nas vias e estradas.

Diferentemente do que ocorria antes, dados como cidade e estado dos veículos foram retirados, além de o design também ter sido modificado de modo a ficar mais limpo. No entanto, as mudanças causaram muita preocupação em condutores e autoridades, principalmente devido à ocultação das informações citadas anteriormente.

Agora, o que muitos não sabem é que, mesmo sem conter elementos mais explícitos, ainda é perfeitamente possível descobrir a origem de um automóvel através desse objeto. Hoje, vamos ensinar o passo a passo sobre como fazer isso de maneira fácil e segura!

Como saber a procedência de um veículo com a placa Mercosul?

Uma placa Mercosul possui sete caracteres de cunho alfanumérico, sendo três algarismos e quatro letras organizados aleatoriamente no espaço. Além disso, recentemente também foi incluído um QR Code, visando trazer mais agilidade ao acesso às informações do carro em operações de fiscalização.

Como foi dito anteriormente, a implementação deste novo modelo possui o intuito de realizar uma integração regional e evitar ilegalidades fronteiriças, como o roubo de automóveis em países diferentes da América do Sul. Desse modo, as polícias de todos os locais do continente conseguem acessar esse tipo de dado.

Seguidamente, novos elementos de segurança foram adicionados aos objetos, como a gravação em baixo-relevo, utilizada para tornar o processo de clonagem do item bem mais difícil e trabalhoso. Assim, para descobrir a origem de um carro com uma placa Mercosul, é necessário utilizar um aplicativo chamado Sinesp Cidadão.

Através desta plataforma, qualquer indivíduo é capaz de consultar dados como históricos, alertas de roubo, furto ou apreensão de um automóvel, além de outros registros. Para ter acesso a tudo isso é bem simples; confira como proceder no seu celular ou tablet:

  • Baixe o app Sinesp no seu aparelho;
  • Faça o login utilizando seu cadastro no site Gov.br;
  • Informe as informações da placa do veículo e faça sua busca.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS