Automobilística
Saiba quem é o visionário por trás do 1º carro elétrico do Brasil
O projeto promete abrir um novo capítulo na história automotiva do Brasil, posicionando o país na vanguarda da revolução dos carros elétricos.
Nas últimas décadas, o mundo tem testemunhado uma revolução no setor automobilístico com o surgimento dos carros elétricos. Essa tendência global, focada na sustentabilidade e inovação, está prestes a ganhar um novo capítulo no Brasil.
Remontando aos anos 70, o país quase viu o nascimento de seu primeiro carro elétrico, o Gurgel. Contudo, desafios técnicos, como baterias pesadas e limitada autonomia, barraram esse avanço. Hoje, após quase 50 anos, o Brasil está à beira de um marco histórico com o desenvolvimento do Lecar.
Por trás desse ambicioso projeto está Flávio Figueiredo Assis, um empresário capixaba cuja trajetória lembra a de Elon Musk. Assis, que começou sua carreira no setor bancário, logo se aventurou no empreendedorismo.
Com sucessos como a Financial Contabilidade e a Lecard, ele decidiu investir na realização de um sonho maior: estabelecer a primeira montadora de carros elétricos brasileira.
O nascimento do Lecar Model 459
O coração desse sonho é o Lecar Model 459, o veículo pioneiro da marca. Atualmente em fase avançada de desenvolvimento, o protótipo foi enviado para Londres para testes de segurança e performance. Essa etapa, essencial para garantir a qualidade e a segurança do veículo, tem previsão de durar até nove meses, seguida pelo início da produção em massa.
O Lecar, estimado em R$ 279 mil, promete uma autonomia de 400 quilômetros por carga. A produção inicial prevê 300 unidades mensais, com um foco inicial no mercado da Grande São Paulo. A estratégia de vendas inclui um robusto investimento em infraestrutura de recarga, essencial para suportar a adesão ao veículo elétrico.
Lecar Model 459: primeiro carro elétrico do Brasil – (Fonte: Divulgação)
O projeto é totalmente autofinanciado, com planos para um IPO em 2025. Assis almeja não apenas inovar no setor automobilístico, mas também elevar o prestígio do Brasil como potência econômica e tecnológica.
Cerca de 35% das peças do Lecar serão importadas, enquanto o restante será produzido nacionalmente. A escolha por componentes de qualidade internacional e a exploração de recursos locais refletem o compromisso com a excelência e a sustentabilidade.
Esse projeto promete abrir um novo capítulo na história automotiva do Brasil, posicionando o país na vanguarda da revolução dos carros elétricos.

-
Finanças18 horas atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Mundo10 horas atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Finanças2 dias atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Agronegócio22 horas atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Automobilística2 dias atrás
Câmbio automático: devo usar D ou N ao parar no semáforo?
-
Investimentos2 dias atrás
Antes de comprar uma casa, veja 6 aspectos essenciais que você deve avaliar
-
Empresas2 dias atrás
Banco BS2 compra participação na fintech mineira Paag
-
Finanças2 dias atrás
É isto o que vendedores de carros não te contam sobre financiamento