Economia
FGTS Digital inicia repasses em março e as operações serão feitas via Pix!
Novo método de pagamento pretende trazer mais facilidade para a vida dos trabalhadores e empregadores.
O FGTS Digital ainda estava em fase de testes para garantir seu funcionamento, mas essa etapa foi finalizada no dia 15 de janeiro (segunda-feira). Agora, o próximo passo é que essa modalidade seja disponibilizada para a população a partir do mês de março.
Com isso, a novidade oferecerá diversos sistemas informatizados, visando fazer um melhor gerenciamento de acessos que envolvem a gestão e o recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, um recurso essencial para movimentar a economia do país.
Dessa forma, no último fim de semana, os empresários já puderam acessar a plataforma para se familiarizar com seus recursos. Entre as funcionalidades oferecidas, podemos citar a possibilidade de simular valores indenizatórios compensatórios, além de multas e outros encargos.
Além disso, a tecnologia permitirá que inúmeros trabalhadores sejam pagos simultaneamente. Conforme o Ministério do Trabalho e Emprego, o método selecionado para a realização de repasses por meio do FGTS Digital foi o Pix, devido à praticidade de transferência que a ferramenta proporciona.
Quais são as vantagens que o FGTS Digital possui?
A alternativa conta com diversas funcionalidades incríveis, e os dados existentes no ecossistema do eSocial também poderão ser acessados no FGTS Digital. Dentre as informações mais importantes, podemos citar as referentes a vínculos trabalhistas e remuneração.
Segundo o Ministério do Trabalho, “o cadastro do empregador e as procurações registradas no sistema durante o período de Produção Limitada continuarão válidos e não serão apagados”.
Logo, o principal objetivo das mudanças é promover uma melhoria na gestão do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, minimizar os custos de operação e aumentar a transparência e o controle dos procedimentos realizados, promovendo mais segurança para todos.
Por fim, a plataforma do FGTS Digital conseguirá ainda fazer notificações automáticas aos devedores, e os encargos e tarifas anteriores à reformulação do sistema deverão ser recolhidos mediante guias que a Caixa Econômica Federal emitirá.

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia20 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?