Economia
PL permite dedução no IR de doações a pequenos clubes de futebol
Trata;se do Projeto de Lei 2434/23.
O Projeto de Lei 2434/23 propõe a implementação de um incentivo fiscal destinado a pessoas físicas e jurídicas que efetuarem doações a clubes de futebol. Conforme a proposta, em fase de análise na Câmara dos Deputados, a dedução seria de até 2% do imposto de renda devido no caso de pessoa jurídica e de 7% no caso de pessoa física.
O intuito da iniciativa, conforme mencionado pelo seu autor, o deputado Luciano Azevedo (PSD-RS), é auxiliar os clubes de menor porte no cenário brasileiro, que não têm acesso a receitas provenientes de patrocínios ou venda de produtos licenciados.
O projeto não estabelece restrições quanto ao uso dos recursos doados; ou seja, os clubes poderão destiná-los para qualquer finalidade. Contudo, para serem elegíveis às doações, as agremiações devem atender a determinados requisitos, tais como:
- Serem constituídas como associações esportivas sem fins lucrativos e terem no mínimo 20 anos de existência, sendo 10 anos de atividades ininterruptas;
- Apresentarem faturamento bruto de até R$ 2 milhões anuais, excluindo dessa quantia qualquer tipo de doação;
- Terem participado de campeonatos profissionais regulamentados pelas federações nos últimos cinco anos.
Clubes de futebol
Os clubes beneficiários devem prestar contas dos valores recebidos ao Ministério do Esporte.
O projeto seguirá tramitação em três comissões da Câmara: Esporte; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), com caráter conclusivo.
Organizações esportivas
No Brasil, clubes de futebol são organizações esportivas que competem em campeonatos de futebol profissional e amador. Essas entidades desempenham um papel fundamental na cultura esportiva e social do país, com o futebol sendo o esporte mais popular e amplamente seguido no Brasil.
Os clubes de futebol brasileiros geralmente têm estruturas complexas, incluindo times profissionais, categorias de base para desenvolvimento de jovens talentos, e departamentos administrativos para lidar com as atividades cotidianas, finanças, marketing e relações públicas. Os times disputam competições em níveis regionais, estaduais e nacionais, com destaque para os campeonatos nacionais como o Campeonato Brasileiro Série A.
Muitos clubes de futebol no Brasil também possuem uma base sólida de torcedores, criando uma relação de paixão e identificação que vai além do aspecto esportivo. A rivalidade entre clubes, especialmente os locais, é intensa e contribui para a atmosfera única do futebol brasileiro.
(Com Agência Câmara).
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp