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Economia

Pão de Açúcar reporta prejuízo menor no 4TRI23; veja quanto

Rede atua em varejo de alimentos.

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O Grupo Pão de Açúcar – GPA (PCAR3) reportou prejuízo líquido atribuído aos controladores de R$ 87 milhões no quarto trimestre de 2023, uma redução de 67,9%.

A companhia divulgou o balanço dia 21 e, além disso, a receita líquida totaliza R$ 5,25 bilhões, apresentando um aumento de 7,3%, enquanto o Ebitda ajustado atinge R$ 404 milhões, registrando um crescimento de 70,7%.

Para a XP Investimentos, o aumento da receita líquida em 7% ao ano foi impulsionado pela abertura de 61 novas lojas em 2023 e pelo sólido desempenho das vendas nas lojas existentes, que aumentaram em 4,3%.

“Esses resultados positivos ocorreram mesmo diante das tendências deflacionárias nos preços dos alimentos, destacando-se os formatos de proximidade, com aumento de 5,6%, e o Pão de Açúcar, com 4,2%, ambos beneficiados por melhorias operacionais”, escreve a corretora em relatório.

Tabela da XP Investimentos.

Tabela da XP Investimentos.

Pão de Açúcar

Em relação à rentabilidade, a margem bruta foi o destaque, aumentando em 3,1 pontos percentuais em comparação ao ano anterior, impulsionada por melhores condições comerciais, redução das perdas de produtos e menores custos logísticos. “Isso levou a margem EBITDA ajustada a aumentar em 2,9 pontos percentuais em comparação ao ano anterior, embora tenha sido ligeiramente afetada por despesas de vendas mais elevadas”, destaca a XP.

O prejuízo líquido das operações continuadas foi de R$ 87 milhões, ainda impactado pelas despesas financeiras, enquanto o fluxo de caixa livre foi positivo em R$ 1 bilhão, principalmente devido aos fornecedores e estoques.

Para a corretora, é relevante notar que:

  • As contingências relacionadas ao fechamento de lojas do formato Hiper continuam afetando os resultados das operações descontinuadas;
  • A empresa alcançou ganhos de participação de mercado pelo quinto trimestre consecutivo;
  • O GPA manteve sua disponibilidade de produtos em 95%;
  • A empresa espera continuar se beneficiando de melhores negociações com fornecedores, otimização de despesas, estratégia promocional aprimorada e sortimento; e
  • O GPA observou que a rentabilidade das lojas de proximidade abertas em 2022 e 2023 já é superior às lojas mais antigas.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

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