Conecte-se conosco

Economia

Todo inadimplente tem seu nome negativado? Como checar sua situação?

Para aqueles que estão preocupados se suas dívidas resultaram na negativação do nome, existe uma forma simples de verificar essa informação.

Publicado

em

No Brasil, a realidade do endividamento afeta uma grande parcela da população. Dados recentes revelam que, já no início deste ano, 78,1% das famílias brasileiras estavam endividadas, um número que ilustra a extensão desse fenômeno no país. Desse total, 29,9% encontram-se na situação de inadimplência, ou seja, não conseguem quitar suas dívidas dentro do prazo estabelecido.

Entendendo endividamento e inadimplência

A diferença entre estar endividado e ser inadimplente nem sempre é clara para todos. Basicamente, ter dívidas significa que você possui obrigações financeiras, que podem estar sob controle e dentro dos prazos de pagamento.

No entanto, a inadimplência surge quando essas obrigações não são cumpridas nos prazos acordados. Nesse contexto, é importante esclarecer que nem todo inadimplente tem seu nome negativado, uma condição que traz consequências mais sérias.

A negativação do nome do inadimplente ou a inclusão nos órgãos de proteção ao crédito não se dá de forma automática, cabendo à empresa credora optar por negativar ou não o nome da pessoa junto aos órgãos de proteção ao crédito”, esclarece Stephanie Almeida, advogada especialista no assunto.

Isso indica que as empresas têm a liberdade de escolher outras formas de cobrança antes de optar pela negativação.

Como saber se seu nome está negativado

Para aqueles que estão preocupados se suas dívidas resultaram na negativação do nome, existe uma forma simples de verificar essa informação. É possível consultar gratuitamente o status do seu CPF nos sites da Serasa, Boa Vista e SPC Brasil.

Essa consulta revelará se há alguma marcação negativa registrada contra você. Contudo, é importante lembrar que, para que haja a negativação, a empresa credora deve primeiro notificar os órgãos de proteção ao crédito, o que pode levar algum tempo.

Stephanie Almeida adiciona que “a negativação pode ocorrer de imediato, ou seja, logo após o não pagamento da dívida ou após a empresa ter tentado negociar e não ter sucesso na negociação”. Isso sublinha a importância de manter uma comunicação aberta com os credores e buscar soluções de pagamento antes de chegar à situação de negativação.

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS