Economia
Petróleo e Gás: Produção total avança em relação a janeiro de 2023
Os dados são da ANP.
Em janeiro deste ano, a produção total brasileira de petróleo e gás natural alcançou 4,487 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d). A extração de petróleo isoladamente foi de 3,519 milhões de barris por dia (bbl/d), apresentando uma redução de 1,8% em comparação com o mês anterior, porém um aumento de 7,5% em relação a janeiro de 2023.
A produção de gás natural durante o mesmo período foi de 153,93 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), experimentando uma diminuição de 1,7% em relação a dezembro e um acréscimo de 7,6% em comparação com janeiro de 2023.
Esses dados são apresentados no Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural, divulgado nesta sexta-feira (1º) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Petróleo e Gás
No pré-sal, a produção total de petróleo e gás natural atingiu 3,389 milhões de boe/d em janeiro, representando 75,5% da produção brasileira. Em relação ao mês anterior, houve uma redução de 2,8%, enquanto em comparação com janeiro de 2023, houve um aumento de 7%. A produção de petróleo foi de 2,670 milhões de bbl/d e a de gás natural foi de 114,32 milhões de m³/d, provenientes de 148 poços.
A utilização de gás natural em janeiro alcançou 97,1%, com 52,36 milhões de m³/d disponibilizados ao mercado e uma queima de 4,55 milhões de m³/d. Houve um aumento de 33,9% na queima em relação ao mês anterior e de 13% em comparação com janeiro de 2023. Esse aumento na queima é comum durante o comissionamento de novas plataformas, como ocorreu no início deste ano com a operação da FPSO Sepetiba, no Campo de Mero.
FPSO
Os FPSOs (Floating Production, Storage and Offloading) são unidades flutuantes utilizadas na indústria petrolífera para a exploração, armazenamento e escoamento da produção de petróleo ou gás natural por navios cisterna.
Em janeiro, os campos marítimos foram responsáveis por 97,5% da produção de petróleo e 84% da produção de gás natural. A Petrobras, sozinha ou em consórcio com outras empresas, operou 88% do total produzido. A produção foi originada em 6.639 poços, sendo 537 marítimos e 6.102 terrestres.
O campo de Tupi, localizado no pré-sal da Bacia de Santos, foi o maior produtor de petróleo e gás em janeiro, com 751,31 mil bbl/d de petróleo e 37,09 milhões de m³/d de gás natural. A FPSO Guanabara, situada na jazida compartilhada de Mero, foi a instalação com maior produção de petróleo e gás natural, registrando 179.144 bbl/d de petróleo e 11,47 milhões de m³/d de gás.
(Com Agência Brasil).

-
Bancos2 dias atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF2 dias atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia1 dia atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas1 dia atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Economia1 dia atrás
Tem dívida com a Caixa? Não pague sem antes ver essa condição de até 90% de desconto
-
Tecnologia14 horas atrás
É propaganda enganosa? Imagens criadas por IA em anúncios do iFood geram debate
-
Tecnologia17 horas atrás
Veja o passo a passo para usar um celular velho como câmera de segurança