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Conheça as estratégias vencedoras que fizeram da Buddemeyer uma empresa de sucesso!
A corporação é administrada é feita pela 4ª geração da família e seu lucro é de R$ 700 milhões.
Segundo dados do IBGE, os chamados negócios familiares contribuem com 65% do PIB (Produto Interno Bruto) do país e geram 75% das vagas de trabalho disponíveis. No entanto, apesar de serem tão importantes no cenário econômico, a maioria dessas companhias dura pouco.
De acordo com uma pesquisa feita pela consultoria EY, 30% dos empreendimentos conseguem alcançar a 2ª geração, e apenas 13% chegam à 3ª geração, havendo, é claro, algumas interessantes exceções a esse padrão.
Esse é o caso da Buddemeyer, uma empresa do ramo de cama, mesa e banho que, no ano passado (2023), completou 72 anos de existência, tendo faturado R$ 700 milhões. Sua fundação foi realizada por Fritz Buddemeyer, um imigrante alemão que chegou ao Brasil em 1924 para se estabelecer.
Uma família que trabalha unida!
Atualmente, a entidade é gerida pela família de Fritz, e seu neto Rafael atua como diretor comercial, enquanto sua prima Carolina ocupa o cargo de diretora de operações de varejo, e o primo Fredy é diretor-adjunto de operações.
De início, a firma começou fazendo vendas somente para o mercado interno, mas com o crescimento obtido ao longo dos anos, isso mudou. Entre os anos de 1960 e 1990, 80% dos itens eram exportados. Porém, a partir da década de 2000 em diante, o foco da organização retornou para o Brasil.
“Ainda exportamos cerca de 25% da nossa produção, mas é bem menos do que antes”, afirma Rafael.
A marca possui fábricas na Argentina e no Paraguai e conta ainda com trabalhos na China, Paquistão, Índia e algumas outras nações especializadas em tecidos. Já em relação à distribuição, o continente europeu e a Argentina são grandes zonas de interesse.
O varejo multimarcas é responsável por 60% das vendas da instituição, enquanto as compras online ficam com 25% das operações e os 15% restantes correspondem às transações da própria Buddemeyer.
“O público ficou mais atento a esses itens durante a pandemia e, como gostamos de dizer, o paladar não retrocede. Então, a partir do momento que você começa a consumir produtos legais, não quer saber de outra coisa”, salienta Rafael.
Hoje, a corporação ostenta a marca de 18 lojas e deseja abrir mais três ou quatro ainda em 2024. O crescimento projetado para esse período é de 20% e todos estão bastante animados com as possibilidades.
“Vamos continuar inovando e lançando coleções a todo momento, para manter a marca jovem, geração após geração”, revela o executivo.
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