Conecte-se conosco

Empresas

Rede RD reporta lucro 6% menor no 4TRI23; veja balanço

Ebitda subiu 2,5%.

Publicado

em

A rede de farmácias RD (RADL3) divulgou hoje seus resultados financeiros do quarto trimestre, revelando um lucro líquido ajustado de R$ 283,3 milhões. Isso representa uma queda de 5,9% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

A empresa, responsável pelas marcas Drogasil e Raia, apresentou um lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado de R$ 614,5 milhões, o que indica um crescimento de 2,5% em relação ao ano anterior. No entanto, a margem Ebitda contraiu 0,8 ponto percentual ano a ano, ficando em 6,4%.

Já a receita bruta da RD aumentou em 14,4% durante o período, alcançando 9,6 bilhões de reais. O crescimento médio nas mesmas lojas foi de 7,7%, enquanto nas lojas maduras foi de 5,1%. Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, os dados preliminares indicam um crescimento médio nas mesmas lojas de 11,6%, e de 9,1% nas lojas maduras.

RD (RADL3)

Durante o trimestre, a RD expandiu sua rede, abrindo 87 novas filiais e fechando duas, totalizando 2.953 farmácias em operação. A empresa reafirmou sua projeção de abrir entre 280 e 300 novas unidades por ano em 2024 e 2025.

As despesas com vendas totalizaram R$ 1,7 bilhão, representando 17,9% da receita bruta, um aumento de 0,8 ponto percentual em comparação com o mesmo período do ano anterior. As despesas gerais e administrativas da RD atingiram R$ 358 milhões no trimestre, equivalente a 3,7% da receita bruta, mantendo-se estável em relação ao ano anterior.

A empresa

A companhia é uma das maiores redes de farmácias do Brasil. Ela resultou da fusão entre a Raia S.A. e a Drogasil S.A., duas das principais redes de farmácias do país, em 2011. A empresa opera sob as marcas Drogasil e Droga Raia, mantendo presença em todo o território brasileiro.

A Raia Drogasil oferece uma ampla variedade de produtos farmacêuticos, incluindo medicamentos de venda livre, medicamentos prescritos, produtos de cuidados pessoais, cosméticos, itens de higiene e saúde, além de serviços como atendimento farmacêutico e programas de fidelidade para clientes.

A empresa tem se destacado no mercado pela sua expansão contínua, tanto por meio da abertura de novas lojas quanto por aquisições estratégicas. Além disso, a RD também investe em tecnologia e inovação para aprimorar seus serviços e oferecer uma experiência melhor aos clientes.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS