Economia
Vantagens esquecidas: como sua carteira assinada pode estar trabalhando a seu favor
Desde ajudas financeiras imediatas como o 13º salário e o FGTS, essas vantagens são essenciais para quem está no mercado de trabalho.
Ter a carteira assinada no Brasil vem com uma série de vantagens que são direitos dos trabalhadores sob o regime da CLT, a Consolidação das Leis do Trabalho. Esses benefícios são pensados para dar mais segurança e melhores condições para quem está no mercado de trabalho.
6 vantagens de ter carteira de trabalho assinada
Aqui vão seis desses benefícios que todo mundo que tem carteira assinada deveria conhecer.
1. Férias remuneradas
Após trabalhar por um ano, você tem direito a um período de descanso sem se preocupar em perder seu salário. Durante as férias, além do salário normal, você recebe um adicional, para curtir esse tempo livre com um pouco mais de dinheiro no bolso.
2. Salário fixo
Diferente de quem trabalha como Pessoa Jurídica (PJ), quem é contratado com carteira assinada conta com a garantia de um salário fixo todos os meses. Isso traz uma estabilidade financeira importante, permitindo um planejamento a longo prazo das suas finanças.
3. O 13º salário
Esse é o bônus que chega no final do ano, conhecido como o 13º. Todo trabalhador com carteira assinada tem direito a esse salário extra, que pode ser dividido em duas parcelas ou entregue de uma vez só. O intuito é ajudar nas despesas típicas de fim de ano.
4. Acesso aos benefícios do INSS
Parte do seu salário é destinada ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o que lhe dá acesso a uma série de benefícios previdenciários. Estamos falando de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, licença-maternidade, entre outros. Esses são direitos importantes para a sua segurança financeira a longo prazo.
5. Seguro desemprego
O seguro-desemprego está aí para ajudar quem perdeu o emprego. Ele oferece uma assistência financeira temporária, baseada no seu salário anterior, e pode durar até cinco meses, a menos que você encontre um novo trabalho antes.
6. FGTS
Além dos benefícios previdenciários, há o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Todo mês, o empregador deposita um valor em uma conta do FGTS em seu nome, equivalente a uma porcentagem do seu salário. Esse dinheiro é uma garantia a mais, especialmente se você for demitido sem justa causa.

-
Bancos15 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Imposto de Renda - IRPF12 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Finanças1 dia atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Tecnologia7 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas9 horas atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida