Empresas
Gerdau finaliza venda de joint-venture Diaco para o Grupo Inicia
Companhia anunciou layoff esta semana.
A Gerdau (GGBR4) concluiu a venda de sua participação na joint-venture Diaco, juntamente com suas subsidiárias, para o Grupo Inicia, seu sócio.
Anteriormente, a empresa detinha 49,85% de participação na Diaco. Com essa transação, a Gerdau finalizou o desinvestimento de suas operações de produção de aço na Colômbia e na República Dominicana.
A venda, inicialmente anunciada em janeiro, envolveu as participações societárias da Gerdau em Diaco e Gerdau Metaldom, de 49,85% e 50%, respectivamente, para o Grupo Inicia, por US$ 325 milhões.
Gerdau (GGBR4): LayOff
Diante da intensa concorrência da China, a Gerdau (GGBR4) optou por implementar o layoff para os funcionários da planta de São José dos Campos, com duração de cinco meses a partir de abril. Conforme o sindicato dos metalúrgicos, durante esse período, 50 dos 380 trabalhadores da unidade serão colocados em afastamento, mantendo-se à disposição da empresa e com estabilidade no emprego. Essa medida, proposta pela fábrica para evitar demissões imediatas, foi aprovada em assembleias.
Os trabalhadores em layoff receberão pagamento do vale-alimentação e participarão de cursos de qualificação, sendo parte dos salários custeada pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Após negociações, uma nova proposta foi aceita pelos operários, que anteriormente haviam rejeitado uma proposta semelhante, alegando falta de estabilidade e pagamento de direitos.
A empresa
A Gerdau é uma empresa líder na produção de aço, atuando no segmento de siderurgia. Fundada em 1901, tem sede em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, e operações em diversos países, incluindo Brasil, Estados Unidos, Canadá, México, Argentina, Colômbia, Chile e Uruguai. Reconhecida por sua atuação global, investimentos em inovação e tecnologia, além de seu compromisso com a sustentabilidade e responsabilidade social.
Além disso, a Metalúrgica Gerdau (GOAU4) distribuiu dividendos aos acionistas, conforme comunicado emitido em 20 de fevereiro de 2024. O valor por ação ordinária (ON) e preferencial (PN) foi de R$ 0,05, destinado a todos os acionistas que mantiveram posições na empresa até 4 de março de 2024, considerado como a “data com” da companhia. A distribuição dos pagamentos será realizada pela Itaú Corretora de Valores S.A., por meio de crédito automático para os acionistas que forneceram o número de seu CPF/CNPJ e a respectiva conta bancária.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia20 horas atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas23 horas atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Saúde2 dias atrás
Apenas um país permite a venda de órgãos humanos
-
Mundo24 horas atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Finanças2 dias atrás
Como reconhecer a moeda de 25 centavos que pode valer até 900x mais?
-
Tecnologia22 horas atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp