Conecte-se conosco

Economia

Ministro da Alemanha de que economia do país deve voltar a nível pré-crise apenas em 2022 diz

Governo já está disponibilizando auxílio financeiro aos mais afetados, especialmente pequenas empresas.

Publicado

em

O ministro da Economia da Alemanha, Peter Altmaier, disse nesta quinta-feira que o país vai lidar com a crise do coronavírus e suas sequelas por meses e apenas em 2022 deve voltar a atingir os níveis de produção registras no pré-pandemia.

Visando reduzir o choque de um lockdown parcial de um mês em novembro, que inclui o fechamento de bares e restaurantes, o governo está disponibilizando auxílio financeiro aos mais afetados, principalmente para as pequenas empresas.

Empresas com até 50 funcionários receberão 75% de suas receitas do ano anterior para o mês de novembro, prevê um pacote de alívio total de 10 bilhões de euros.

“Isso pode ajudar a amortecer as consequências econômicas o máximo possível”, disse o ministro das Finanças, Olaf Schulz. Segundo ele, o financiamento para a medida foi incluído no Orçamento existente para que não houvesse a necessidade de se pedir novos montantes ao Parlamento.

Já os trabalhadores autônomos, como artistas e auxiliares de palco, poderão contratar empréstimos de emergência, e o governo irá aumentar um programa de liquidez para oferecer empréstimos mais baratos a pequenas empresas com menos de 10 funcionários.

Contudo, em sua coletiva de imprensa conjunta, os dois ministros não anunciaram outras medidas além das já anunciadas na quarta-feira.

Altmaier afirmou que as novas restrições iriam afetar a economia, mas que o crescimento no terceiro trimestre foi mais acelerado do que o previsto.

O ministro da Economia alemão disse que a economia “está tão forte que podemos evitar cair em um longo período de recessão”, e que a Alemanha não está atravessando um colapso industrial como no início da pandemia.

O governo já anunciou diversas medidas de resgate e estímulo que sustentaram uma recuperação no verão, depois que a economia cedeu quase 10% no segundo trimestre.

Na sexta-feira, está prevista a divulgação dos números preliminares do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS