Conecte-se conosco

Automobilística

O capacete que tem sido armadilha de multas para motociclistas

O principal argumento é que esse tipo de capacete distrai o motociclista, impedindo-o de ouvir sons importantes do trânsito, como buzinas e sirenes.

Publicado

em

Todo motorista sabe que mexer no celular enquanto dirige é proibido, e isso inclui desde quem pilota uma moto até quem dirige carros, vans ou caminhões. Mas, os motociclistas descobriram um jeito de driblar essa regra usando capacetes especiais.

Capacete com tecnologia: uma solução inteligente ou um problema?

Esse capacete tem um sistema de intercomunicador ou alto-falante Bluetooth. Isso permite que o motociclista escute instruções de navegação de apps como o Google Maps, faça chamadas, converse com outros motociclistas ou até ouça música, tudo sem tirar as mãos do guidão. Mas será que isso é permitido?

  • O que diz a lei?

O Conselho Estadual de Trânsito de São Paulo (Cetran-SP) esclarece a questão. Se você for pego usando um capacete com esse tipo de sistema, está infringindo as regras. De acordo com Frederico Pierotti Arantes, presidente do Cetran-SP, esses gadgets nos capacetes não são reconhecidos pela lei, logo, seu uso não é permitido.

O principal argumento é que esses dispositivos distraem o motociclista, impedindo-o de ouvir sons importantes do trânsito, como buzinas e sirenes. Ser flagrado nessa situação significa levar uma multa de R$ 130,16 e ganhar 4 pontos na CNH, sem falar que, se estiver usando o celular ao mesmo tempo, a coisa piora: a multa sobe para R$ 293,47 e 7 pontos na carteira.

  • Entenda as opiniões divergentes

Enquanto São Paulo é rigoroso quanto a isso, Santa Catarina tem uma visão diferente. O Cetran-SC defende que usar esses capacetes com intercomunicadores ou alto-falantes Bluetooth não é uma infração de trânsito. Segundo eles, como os fones ficam no capacete e não diretamente nos ouvidos do condutor, não há problema.

Portanto, as regras podem variar conforme a região do Brasil em que você se encontra. É crucial conhecer as normas específicas do seu estado e, sem dúvida, dar prioridade à segurança no trânsito.

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS