Mercado de Trabalho
Diferentões! 8 trabalhos que existem mundo afora, mas não no Brasil
Devido às diferenças em clima, geografia e cultura, algumas profissões exclusivas de outros países simplesmente não têm no Brasil.
Pelo mundo afora, existem profissões que são tão específicas aos seus ambientes locais, que praticamente nos soam como ficção. Desde ocupações que aproveitam recursos naturais únicos até aquelas que estão ligadas às tradições culturais de um país, as carreiras globais são diversas e variadas.
No entanto, devido às diferenças em clima, geografia e cultura, muitas dessas profissões exclusivas de outros países simplesmente não existem no Brasil. Veja a seguir algumas dessas carreiras que, por uma razão ou outra, você não encontrará em território brasileiro.
8 profissões que existem pelo mundo que você não vai achar no Brasil
1. Motoristas de estrada de gelo no Canadá e Alasca
Imagina dirigir sobre lagos e rios congelados para entregar suprimentos em áreas isoladas. No Brasil tropical, estradas de gelo são, bem, impossíveis.
2. Mushers: condutor de trenós puxados por cães
Em regiões geladas, como o Ártico, mushers lideram trenós puxados por cães. No Brasil, com nosso clima quente, essa atividade simplesmente não existe.
3. Especialistas em energia geotérmica na Islândia
Na Islândia, a energia geotérmica é um grande negócio graças à atividade vulcânica local. Profissionais nessa área exploram essa energia limpa e renovável. No Brasil, porém, nossa riqueza está em outras formas de energia, como a hidrelétrica e a solar.
4. Guarda da rainha no Reino Unido
Proteger as residências reais é uma profissão britânica cheia de tradição e cerimônia. Sem monarquia ou palácios reais, o Brasil não tem lugar para essa ocupação.
5. Restauradores de castelo na Europa
Na Europa, a restauração de castelos medievais é uma profissão de destaque, preservando uma rica herança histórica. No Brasil, a falta de castelos medievais torna essa carreira inexistente.
6. Degustadores oficiais de chá
Em países como o Sri Lanka e a Índia, degustadores de chá são essenciais para as indústrias de chá. Embora o Brasil produza chá, a escala e a importância cultural do chá não são as mesmas.
7. Operadores de trem bala
Japão, China e outros países possuem redes de trens de alta velocidade, exigindo profissionais altamente especializados. O Brasil, até agora, não adotou essa tecnologia em sua infraestrutura ferroviária.
8. Limpadores de chaminés na Europa
A manutenção de chaminés é vital onde o aquecimento a lenha é comum durante os invernos rigorosos. O clima predominantemente tropical do Brasil reduz a demanda por esse tipo de serviço.
Essas profissões mostram que, enquanto algumas são universais, outras são tão específicas de seu ambiente que simplesmente não teriam sentido em outros contextos, como no Brasil tropical e diversificado.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp