Tecnologia
Não seja espiado: como saber se há um aplicativo espião no seu celular
Esses apps conseguem pegar informações como sua localização, suas conversas e até mesmo o que você está vendo ou ouvindo.
Hoje em dia, precisamos ficar de olho em várias ameaças digitais, e uma que tem se destacado é o tal do aplicativo espião. Mas como esses apps funcionam e como você pode descobrir se tem algum espiando seu celular?
Entendendo o aplicativo espião
Imagine um programa que, uma vez instalado no seu celular, fica de olho em tudo o que você faz: onde você vai, com quem fala, o que escreve… assustador, não é verdade?
Esses apps conseguem pegar informações como sua localização, suas conversas e até mesmo o que você está vendo ou ouvindo. E o pior é que geralmente quem tem Android é mais visado por esses bisbilhoteiros.
Para você ter uma ideia, nos EUA, o número de celulares que caíram nessa aumentou 63% entre setembro de 2020 e maio de 2021. No Reino Unido, então, nem se fala: o aumento foi de 93%! E usar esses aplicativos, além de ser uma invasão da sua privacidade, pode ser crime.
Sinais de que tem algo errado e como se defender dessa invasão
Se você está desconfiado de que pode ter algo espiando seu celular, fique atento a situações estranhas, como a bateria acabando mais rápido do que deveria, o celular esquentando mesmo quando está parado, uso de dados sem explicação, aplicativos que fecham do nada ou mensagens que você não leu aparecendo como lidas.
Mas como se proteger dessa espionagem? Primeiramente, mantenha a calma. Existem várias medidas de proteção ao seu alcance.
Comece monitorando as permissões que você concede aos aplicativos. É crucial não permitir que eles tenham livre acesso, particularmente à sua câmera e ao microfone.
Assegure-se de que tudo esteja atualizado, tanto o sistema operacional do seu dispositivo quanto o antivírus. Utilize senhas fortes e evite compartilhá-las por aí. Fique atento também aos links e arquivos suspeitos que possam aparecer.
Uma recomendação adicional é investir em ferramentas de segurança, como o Kaspersky Premium, que oferece ampla proteção para o seu smartphone contra essas ameaças. Ele vem equipado com funcionalidades para prevenir acessos remotos não autorizados, interromper o rastreamento on-line, gerenciar de forma segura suas senhas e fornecer uma VPN para uma navegação anônima e segura.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp