Conecte-se conosco

Economia

Venda de álcool 70% proibida: como encontrar produtos alternativos

Se você está se perguntando como substituir o álcool líquido 70% na limpeza e desinfecção, existem algumas opções seguras e eficazes.

Publicado

em

A partir de 30 de abril, comprar álcool líquido com 70% de concentração deixará de ser uma opção no Brasil. Essa mudança vem da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que já tinha regras contra a venda desse produto. Contudo, diante da pandemia de covid-19 em 2020, a Anvisa flexibilizou temporariamente essas normas para auxiliar no combate ao vírus.

Apesar da proibição do álcool líquido 70%, outras formas do produto, como o álcool em gel, lenços umedecidos e sprays, ainda estão liberadas. Além disso, o álcool líquido com concentração inferior a 54º GL continua à venda. A Anvisa reforça que essas alternativas estão disponíveis e podem ser usadas para desinfecção e limpeza.

Alternativas ao álcool 70%

Se você está se perguntando como substituir o álcool líquido 70% na limpeza e desinfecção, existem algumas opções seguras e eficazes.

  • Peróxido de hidrogênio: Mais conhecido como água oxigenada a 10%, é usado para limpeza e desinfecção.
  • Hipoclorito de sódio a 0,5%: Conhecido como água sanitária, é um desinfetante poderoso.
  • Quaternários de amônio: Como o cloreto de benzalcônio, presente em muitos desinfetantes de uso doméstico.
  • Iodopovidona: Um antisséptico que você encontra em farmácias, ótimo para tratar feridas.

Essas opções mostram que, mesmo com a restrição ao álcool líquido 70%, há várias maneiras de manter os ambientes limpos e seguros.

Contexto da decisão da Anvisa

Em 2002, a Anvisa já havia determinado regras limitando a venda de álcool líquido 70% devido ao risco de incêndios. Essa proibição foi momentaneamente relaxada durante a pandemia de covid-19, para aumentar o acesso a desinfetantes.

Mas, com a situação se estabilizando, a decisão foi de voltar às restrições originais, permitindo apenas a venda de álcool em outras formas, como gel e aerossol, além do álcool líquido com menor concentração.

A Anvisa enfatiza que a decisão visa à segurança e ao bem-estar da população, mantendo opções disponíveis para a higienização eficaz das mãos e superfícies. Assim, enquanto nos ajustamos à mudança, temos várias alternativas para continuar a prática da limpeza e desinfecção em nossos lares e locais de trabalho.

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS