Conecte-se conosco

Economia

Economia da Alemanha tem crescimento recorde de 8,2% no 3º trimestre

Resultado foi impulsionado por consumo privado mais alto, recuperação do investimento em equipamentos e exportações fortes.

Publicado

em

A economia alemã cresceu a um recorde de 8,2% no terceiro trimestre, encerrado no dia 30 de setembro. Com esse resultado, a maior economia da Europa se recuperou parcialmente da pior recessão histórica provocada pela pandemia de Covid-19. Os dados foram divulgados pela Agência Federal de Estatísticas nesta sexta-feira, 30.

O levantamento mostrou que o salto da produção entre julho e setembro foi o maior já registrado desde que a agência começou a coletar os dados de crescimento trimestral em 1970. Além disso, a leitura foi mais forte do que a alta de 7,3% projetada em pesquisa da Reuters.

No segundo trimestre, a economia da Alemanha havia caído 10%, visto que os gastos das famílias, os investimentos das empresas e o comércio entraram em colapso durante a primeira onda da pandemia.

A recuperação acima das expectativas para o terceiro trimestre do ano foi impulsionada por consumo privado mais alto, recuperação do investimento em equipamentos e exportações fortes, de acordo com a agência de estatísticas.

Separadamente, nesta sexta-feira, o governo alemão revisou para cima sua estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano.

A projeção é de contração de 5,5% em 2020 contra estimativa anterior de queda do PIB de 5,8%. Ajustada para os efeitos do calendário, a nova previsão é de recuo de 5,9%.

O governo confirmou ainda sua estimativa para a economia em 2021 de expansão de 4,4%.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS