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Vendas brutas consolidadas do Carrefour Brasil sobem 2,5% no 1TRI24

Companhia atua no varejo de alimentos.

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As vendas consolidadas do Carrefour Brasil (CRFB3) totalizaram R$ 27,8 bilhões no primeiro trimestre deste ano, registrando um aumento de 2,5% em comparação com o mesmo período de 2023, de acordo com dados preliminares e não auditados do período.

As vendas no critério mesmas lojas (LFL) do Atacadão cresceram 1,8%; no Sam’s Club aumentaram 6,9%, enquanto no Carrefour Varejo ex-gasolina houve uma queda de 1,4%.

Segundo comunicado da empresa, a inflação alimentar encerrou o trimestre com uma alta de 2,5% em relação ao ano anterior, o que contribuiu para a recuperação dos preços e uma melhoria na dinâmica de volume com clientes B2B, que retomaram um padrão de compra mais normalizado.

Carrefour Brasil (CRFB3)

No e-commerce, o valor bruto de mercadorias (GMV) atingiu R$ 2,4 bilhões, representando 9,0% das vendas e registrando um aumento de 52% em relação ao primeiro trimestre de 2023, impulsionado por um forte crescimento nas vendas 1P, que aumentaram 117,5%, atingindo R$ 1,2 bilhão no trimestre.

O Banco Carrefour registrou um faturamento de R$ 15,9 bilhões, um aumento de 15,6% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

A empresa destacou que as vendas no trimestre no segmento Cash&Carry, que representa 69% das vendas, refletiram uma melhora na dinâmica de volume, especialmente do B2B, cujo volume se recuperou diante de um ambiente inflacionário mais normal. O tráfego B2C também aumentou, com a adição de serviços focados nesse cliente (padaria, açougue e fatiados) em 58 das lojas, ante 19 em dezembro do ano passado.

Trimestre

Durante o trimestre, a empresa inaugurou 5 novas lojas Cash&Carry (conversão de 4 hipermercados Carrefour e 1 Bompreço) nos Estados de São Paulo (3), Rio Grande do Sul (1) e Bahia (1). Também foram inauguradas 2 novas lojas Carrefour Express em São Paulo.

O número total de unidades passou de 1.188 em dezembro para 1.074, com 121 fechamentos e 7 aberturas. A área de vendas diminuiu 4,7%, para 3,179 milhões de m².

Em relação à ação de instalar câmeras corporais no uniforme de toda a equipe de segurança da companhia, juntamente com o uso desses equipamentos pelos fiscais, o investimento foi de R$ 16 milhões na compra de 4.000 equipamentos. A iniciativa visa fornecer maior transparência na interação entre clientes e funcionários para que a atuação dos profissionais seja acompanhada, conforme afirmou o vice-presidente de Transformação do grupo, Marcelo Tardin, em nota.

A empresa

A empresa também tem investido em uma mudança cultural e operacional, ampliando o rigor no controle e acompanhamento das empresas terceirizadas para garantir que estejam alinhadas com a cultura de diversidade, inclusão e respeito, além da política interna e externa de tolerância zero. Pelo menos 800 lojas do grupo já aderiram ao novo equipamento, com exceção das lojas onde não há profissionais de fiscalização e segurança. Segundo o vice-presidente, essa novidade já apresentou resultados positivos, com uma redução de 30% nos incidentes desde o início da implementação em julho de 2023.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

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