Economia
67% das empreendedoras no Brasil são mães, mostra pesquisa
Levantamento é do Sebrae.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, a maioria das empreendedoras no Brasil, totalizando 67%, são mães. O estudo, intitulado “Empreendedorismo Feminino”, revelou que a decisão de iniciar um negócio foi fortemente influenciada pela necessidade de cuidar dos filhos, uma motivação mais presente entre as mulheres empreendedoras do que entre os homens. Enquanto 68% das mulheres afirmaram que a dedicação aos filhos “influenciou muito” na decisão de empreender, entre os homens esse índice foi de 56%. Outros 34% dos empresários disseram que a decisão de empreender não foi influenciada pela paternidade.
As empreendedoras enfrentam desafios significativos na tentativa de conciliar o tempo dedicado ao negócio com os cuidados com os filhos. Segundo o estudo do Sebrae, as mulheres empreendedoras dedicam em média 3,1 horas diárias aos cuidados familiares e 2,9 horas às tarefas domésticas, quase o dobro do tempo dedicado pelos homens, que é de 1,6 hora e 1,5 hora, respectivamente. Como resultado, as mulheres acabam trabalhando menos horas por semana em seus negócios, com uma média de 34 a 35 horas, enquanto os homens empresários trabalham de 40 a 43 horas semanais.
Essa disparidade não indica falta de dedicação por parte das mulheres, mas sim uma divisão desigual das responsabilidades domésticas e familiares. A sobrecarga com a jornada dupla é evidente, com 76% das mulheres se sentindo mais sobrecarregadas do que os homens, e 61% delas relatando terem tido que sacrificar algo em favor dos filhos, idosos ou parentes, em comparação com 55% e 48% dos homens, respectivamente.
Empreendedoras no Brasil
Um exemplo de empreendedorismo familiar é o caso de Maristela Mendes, proprietária da Bala de Banana Bananina em Antonina (PR), uma empresa reconhecida pela produção de um produto típico da região. Maristela administra o negócio ao lado de sua filha, Bárbara. A experiência de empreender em uma empresa familiar antes de se tornar mãe facilitou a conciliação entre trabalho e maternidade para Maristela. A filha, que cresceu envolvida no negócio, agora desempenha um papel importante no marketing digital da marca. A produção mensal da empresa já atinge 6 toneladas e há planos de expansão do espaço físico para aumentar a fabricação de outros produtos.
O Sebrae oferece o programa Sebrae Delas para apoiar mulheres empreendedoras, oferecendo cursos, workshops e consultorias. O programa visa apoiar, incentivar e valorizar a jornada das empreendedoras, incluindo as mães, proporcionando oportunidades para que compartilhem experiências e busquem soluções para os desafios enfrentados. Em 2023, mais de 150 mil mulheres foram atendidas por meio de cursos, consultorias e mentorias para o desenvolvimento de habilidades emocionais.
(Com Agência Sebrae).

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira20 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia15 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?