Conecte-se conosco

Economia

Economia do México avança 12% no 3° trimestre após contração

No segundo trimestre, economia mexicana contraiu 17,1% em relação ao trimestre anterior.

Publicado

em

A economia do México disparou 12,0% no terceiro trimestre, em linha com o previsto, devolvendo grande parte da perda registrada no segundo trimestre no auge do lockdown para conter o coronavírus no país, segundo dados preliminares divulgados pela agência nacional de estatísticas Inegi nesta sexta-feira.

A previsão de analistas ouvidos pela Reuters esperavam crescimento ajustado sazonalmente do Produto Interno Bruto (PIB) de 11,9% frente o trimestre anterior

No segundo trimestre, pico da pandemia no país, a economia contraiu 17,1% na comparação com o primeiro trimestre.

No entanto, a segunda maior economia da América Latina caiu 8,6% contra o terceiro trimestre do ano passado, em números não ajustados no terceiro trimestre, ante expectativa de perda de 8,7% dos analistas.

As atividades primárias, como a agropecuária, a silvicultura e a pesca, cresceram 7,4% frente o trimestre anterior, ao passo que as secundárias, como a manufatura, expandiram 22,0%, segundo o Inegi.

Por sua vez, as atividades terciárias, que incluem gastos de consumo e o setor de serviços, saltaram 8,6%.

As estimativas apontam para recuo de quase 10% da economia do México este ano, sua pior queda anual desde a Grande Depressão.

Abril e maio foram os meses de contração mais acentuada, quando a paralização de grande parte de atividade empresarial acarretou na perda de cerca de um milhão de empregos formais. Segundo o governo mexicano, quase um terço desses empregos haviam sido recuperados até 19 de outubro.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS