Empresas
Embraer: Eve seleciona KAI como fornecedora de pilones do eVTOL
Fabricante brasileira de aeronaves.
A Embraer (EMBR3) comunicou que a Eve Air Mobility selecionou a Korea Aerospace Industries Ltd. (KAI) como fornecedora dos pilones para suas aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL). Os pilones são componentes essenciais que sustentam as unidades de energia elétrica e os oito rotores necessários para decolagens e pousos verticais.
“Com sua excelente performance em qualidade, tecnologia e negócios, a KAI se destaca no fornecimento de componentes aeroestruturais para várias aeronaves, incluindo o E-Jet E2 da Embraer”, disse Johann Bordais, CEO da Eve. “Estamos entusiasmados em receber a KAI em nosso seleto grupo de fornecedores, que colaborarão conosco desde a fase de prototipagem até a produção das aeronaves”.
Nos últimos trinta anos, a KAI tem sido uma fornecedora essencial de componentes aeroestruturais de grande escala para fabricantes de aeronaves globais, como o modelo E-Jet E2 da Embraer. Este acordo marca a entrada da KAI no mercado de Mobilidade Aérea Avançada (AAM). No ano passado, Goo Young Kang, CEO da KAI, destacou o espaço e a mobilidade aérea futura como foco estratégico da empresa para 2050. Recentemente, a KAI anunciou um significativo investimento na infraestrutura de produção para expandir sua participação na indústria de AAM.
Embraer: Eve
A KAI é a mais recente adição à lista de fornecedores da Eve para seu eVTOL. Em fevereiro, a Eve escolheu a Aciturri para fornecer revestimentos e longarinas das asas, além das bordas de ataque e de fuga, e a Crouzet para o controle do piloto. Em janeiro, a Thales foi anunciada como fornecedora de sensores e computadores, enquanto a Honeywell foi selecionada para os sistemas de orientação, navegação e iluminação externa.
A RECARO Aircraft Seating fornecerá os assentos, e a FACC será responsável pelo estabilizador horizontal e vertical, incluindo o leme e o profundor. No ano passado, a Eve escolheu a Garmin para os aviônicos, a Liebherr-Aerospace para os atuadores de controle de voo e a Intergalactic para o sistema de gerenciamento térmico. A Eve também firmou parceria com a Nidec Aerospace LLC, uma joint venture entre a Nidec Corporation e a Embraer, para desenvolver o sistema de propulsão elétrica da aeronave. Além disso, a BAE Systems foi escolhida para fornecer o sistema de armazenamento de energia e a Duc Hélice Propellers para os rotores e hélices.
eVTOL
O eVTOL da Eve utiliza uma configuração de decolagem e cruzeiro (Lift + Cruise), com rotores dedicados para voo vertical e asas fixas para voo de cruzeiro, eliminando a necessidade de componentes para a transição durante o voo. Este design recente inclui um propulsor elétrico alimentado por motores elétricos duplos que proporcionam redundância de propulsão, garantindo alto desempenho e segurança. Além de diversas vantagens, como baixo custo operacional, menos peças, estruturas e sistemas otimizados, o eVTOL foi projetado para oferecer eficiência de empuxo com baixo ruído.
No ano passado, a Eve anunciou que sua primeira fábrica de eVTOL será estabelecida em Taubaté, São Paulo, e iniciou a montagem do primeiro protótipo em escala real, que seguirá para a fase de testes. As primeiras entregas e a entrada em serviço do eVTOL da Eve estão programadas para 2026.
Simultaneamente, a Eve está desenvolvendo um portfólio abrangente de soluções agnósticas, incluindo o Vector, um software de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano (Urban ATM), para otimizar e expandir as operações de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) em todo o mundo.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia2 dias atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Tecnologia20 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas17 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Finanças2 dias atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Empresas22 horas atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida