Conecte-se conosco

Economia

ONS espera avanço na demanda por energia em novembro

Alta da carga para o próximo mês é projetada em 2,7%.

Publicado

em

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) projetou nesta sexta-feira um avanço de quase 3% em novembro na demanda por energia no sistema elétrico interligado do Brasil ante igual mês do ano passado, em cenário de retomada de atividades após medidas restritivas tomadas para conter a disseminação da Covid-19.

A alta de 2,7% da carga esperada para o próximo mês deve ter apoio de um grande avanço no Sudeste, onde o consumo deve crescer também 2,7%, e no Norte, onde é previsto aumento de 7,4%, segundo a ONS.

A projeção sinaliza expressiva retomada frente ao início da pandemia. Em abril, primeiro mês totalmente sob efeitos de quarentenas contra a Covid-19, a demanda por eletricidade caiu 12%.

O ONS espera uma recuperação mais moderada no Sul e no Nordeste, com acréscimos de 1,9% e 1,4%, respectivamente, frente à carga de novembro do ano passado.

No mês passado consumo de eletricidade já havia tido performance acima dos níveis pré-pandemia, com crescimento de 2,9% em base anual, de acordo com dados prévios da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Chuvas

Para novembro, o ONS também divulgou projeções sobre as chuvas nas hidrelétricas, principal fonte de geração de energia no Brasil, que devem ficar abaixo da média histórica na maioria das regiões.

Região que concentra os maiores reservatórios, o Sudeste deve receber 75% da média de precipitações para o mês, ao passo que no Nordeste elas estão esperadas em 67%. No Sul, enfrenta uma seca, a expectativa é de 28% da média de chuvas.

Já o Norte deve ter mais volume de precipitações, em 97% da média histórica.

Dessa forma, o ONS espera que o custo marginal de operação do sistema elétrico para a próxima semana seja de em média 368 reais por megawatt-hora. A última estimativa apontava para custo marginal de 318 reais para este semana.

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), integrado por autoridades e técnicos da área de energia do governo, liberou na semana passada o acionamento excepcional de termelétricas adicionais para permitir que hidrelétricas economizem a água de seus reservatórios.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS