Empresas
Sabesp: Privatização será 100% secundária
Companhia atua em saneamento.
O governo de São Paulo está em vias de privatizar a Sabesp (SBSP3) e a oferta deverá ser inteiramente secundária. Também haverá uma cláusula de não-concorrência com a qual as empresas interessadas na companhia de saneamento deverão concordar.
“A oferta vai ser 100% secundária, então a gente está falando só de venda de ações do próprio Estado”, afirmou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a jornalistas.
Em relação à cláusula de não-concorrência, o periódico informa que o acionista de referência não poderá disputar oportunidades em outros municípios do Estado e, fora dele, terá que consultar o conselho de administração da empresa, tendo a Sabesp prioridade em oportunidades que envolvam município ou arranjo regional com mais de 50 mil habitantes, explicou a secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.
Vale lembrar que o Estado de São Paulo detém participação de 50,3% na Sabesp e pretende manter uma participação minoritária na empresa após a operação. Já o “investidor estratégico” deterá fatia de 15%, que deverá ser mantida até 2030, conforme prazo de “lockup” já fixado.
Sabesp (SBSP3)
As autoridades políticas e o mercado financeiro esperam que a privatização ocorra ainda em 2024, e um preço mínimo será definido em reunião a ser convocada do Conselho Diretor do Programa de Desestatização (CDPE), bem como os critérios para definição da oferta vencedora envolverão o maior volume de transação e o maior preço ponderado, afirmaram.
A Reuters informa que o processo da Sabesp prevê redução de 10% na tarifa social e vulnerável, e de 0,5% a 1% nas demais tarifas, a partir do uso de recursos de um fundo que será financiado por meio de 30% do valor obtido na privatização e pelos dividendos pagos pela Sabesp à gestão paulista após a desestatização.
A empresa
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo é uma empresa brasileira que detém a concessão dos serviços públicos de saneamento básico no Estado de São Paulo. Seu principal acionista é o Governo do Estado de São Paulo, que controla a gestão da companhia.
-
Criptomoedas24 horas atrás
NFTs: quanto valem hoje os ativos de Neymar e outras celebridades?
-
Empresas1 dia atrás
Mudanças no Outback: sucesso da rede no Brasil CHOCA os EUA
-
Finanças1 dia atrás
Moeda rara de 10 centavos de 2005 está valendo até 600x mais; veja como achar
-
Finanças1 dia atrás
Esta cédula valiosa de R$ 50 pode colocar até R$ 4 mil no seu bolso
-
Tecnologia1 dia atrás
‘123456’, ‘gabriel’ e mais: pesquisa revela as PIORES SENHAS do mundo
-
Imposto de Renda - IRPF2 dias atrás
Imposto de Renda: confira quem recebe restituição no lote residual
-
Carreira1 dia atrás
Antes de mudarem o mundo, Steve Jobs e Bill Gates pediam emprego DESTA forma
-
Agronegócio2 dias atrás
Não vai mais comprar: entenda decisão do Carrefour sobre carne do Mercosul