Economia
Ministério da Economia aumenta expectativa para dívida bruta a 96% do PIB em 2020
Projeção anterior era de dívida bruta a 93,9% do PIB neste ano.
O Ministério da Economia revisou sexta-feira sua expectativa para a dívida bruta em 2020 a 96% do Produto Interno Bruto (PIB), contra 93,9% da projeção anterior, e sinalizou que, em caso de piora, o indicador chegará a 125,2% do PIB em 2029.
A pasta prevê que a dívida bruta continuará subindo nos próximos anos até chegar a 100,8% do PIB em 2026, segundo seu cenário base. A partir de então, ela recuaria até 98% do PIB em 2029.
Já a estimativa para a dívida líquida do ministério caiu para 68,2% do PIB neste ano, frente a 67,8% da projeção anterior.
Os números levam em conta uma perda real do PIB de 5% em 2020, alinhada com a expectativa do mercado indicada no boletim Focus de 19 de outubro. A equipe econômica esperava uma retração de 4,7% para a atividade econômica em sua última projeção.

-
Economia7 horas atrás
Nunca herdou herança e é a mulher mais rica do mundo: sabe quem é?
-
Carreira1 dia atrás
7 faculdades são o ‘passaporte de ouro’ para quem deseja trabalhar em bancos
-
Tecnologia15 horas atrás
Recebeu mensagem da Justiça no WhatsApp? Pode não ser golpe; veja por quê
-
Finanças1 dia atrás
Caixa tem a solução financeira para brasileiros com nome negativado
-
Tecnologia2 dias atrás
É propaganda enganosa? Imagens criadas por IA em anúncios do iFood geram debate
-
Finanças17 horas atrás
Parece perfeito, mas não é: o truque escondido nos apartamentos decorados
-
Tecnologia2 dias atrás
Veja o passo a passo para usar um celular velho como câmera de segurança
-
Finanças1 dia atrás
Vale a pena oferecer o carro como garantia em empréstimos?