Economia
Arroz Importado: Justiça suspende leilão de aquisição
Seriam adquiridas 300 mil toneladas.
A Justiça Federal em Porto Alegre suspendeu o leilão para a compra de até 300 mil toneladas de arroz importado, programado para esta quinta-feira (6) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Essa medida de compra foi adotada pelo governo federal com o objetivo de reduzir o preço do arroz, que aumentou até 40% devido às enchentes no Rio Grande do Sul, estado responsável por 70% da produção nacional.
A decisão foi tomada pelo juiz Bruno Fagundes de Oliveira, da 4ª Vara Federal de Porto Alegre, que acatou um pedido de suspensão do leilão apresentado por deputados de oposição ao governo federal.
Segundo o juiz, não há comprovação de que o arroz nacional sofrerá os impactos negativos previstos pelo governo em razão das enchentes no estado.
“É importante ressaltar que o estado do Rio Grande do Sul ainda enfrenta os impactos diretos da enchente, o que justifica, inclusive, a dificuldade prática e precariedade, por parte dos produtores e entes locais, de expressar adequadamente seus pontos de vista perante os entes federais responsáveis pela importação do produto, o que reforça a necessidade de suspensão do leilão para preservar a isonomia e a livre concorrência”, argumentou Oliveira.
Cabe recurso contra a decisão. A Agência Brasil entrou em contato com a Conab e a Advocacia-Geral da União (AGU) e aguarda resposta.
Arroz Importado
Com a realização do leilão, o governo pretende vender o arroz em uma embalagem específica a R$ 4 por quilo, permitindo que o consumidor final pague, no máximo, R$ 20 pelo pacote de 5 kg.
O arroz importado será destinado a pequenos varejistas, mercados de vizinhança, supermercados, hipermercados, atacarejos e estabelecimentos comerciais em regiões metropolitanas, com base em indicadores de insegurança alimentar.
Para a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul, não há risco de desabastecimento no país. Os produtores alertam sobre a qualidade do arroz estrangeiro e a manutenção das condições para consumo.
(Com Agência Brasil).

-
Economia9 horas atrás
Nunca herdou herança e é a mulher mais rica do mundo: sabe quem é?
-
Carreira1 dia atrás
7 faculdades são o ‘passaporte de ouro’ para quem deseja trabalhar em bancos
-
Tecnologia18 horas atrás
Recebeu mensagem da Justiça no WhatsApp? Pode não ser golpe; veja por quê
-
Finanças1 dia atrás
Caixa tem a solução financeira para brasileiros com nome negativado
-
Finanças20 horas atrás
Parece perfeito, mas não é: o truque escondido nos apartamentos decorados
-
Tecnologia2 dias atrás
É propaganda enganosa? Imagens criadas por IA em anúncios do iFood geram debate
-
Tecnologia2 dias atrás
Veja o passo a passo para usar um celular velho como câmera de segurança
-
Finanças2 dias atrás
Vale a pena oferecer o carro como garantia em empréstimos?