Conecte-se conosco

Economia

IBGE: Setor de serviços cresce 0,5% de março para abril

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Publicado

em

O volume de serviços no país aumentou 0,5% de março para abril, segundo dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Rio de Janeiro. Este é o segundo aumento consecutivo do indicador, que já havia subido 0,7% de fevereiro para março.

Conforme a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), o setor registrou um crescimento de 5,6% em comparação com abril do ano passado, 2,3% no acumulado do ano e 1,6% no acumulado dos últimos 12 meses.

Três das cinco atividades do setor de serviços analisadas apresentaram crescimento de março para abril deste ano, com destaque para os segmentos de transportes (1,7%) e outros serviços (5,0%). A terceira atividade com resultado positivo foi informação e comunicação (0,4%), atingindo novamente seu ponto mais alto da série histórica iniciada em 2012.

Setor de serviços

Por outro lado, os serviços profissionais, administrativos e complementares registraram uma queda de 1,1% de março para abril, assim como os serviços prestados às famílias, que caíram 1,8%. No período anterior, de fevereiro para março, essas atividades haviam apresentado crescimento.

O índice de atividades turísticas, analisado separadamente pelo IBGE, aumentou 2,3% em abril em relação a março. Este é o segundo resultado positivo consecutivo do segmento, que está 4,7% acima do nível de fevereiro de 2020, mas ainda 3% abaixo do ponto mais alto da série, alcançado em fevereiro de 2014.

Quanto à receita nominal, o setor de serviços registrou aumentos de 1,1% em relação a março, 8,9% em comparação com abril de 2023, 6,3% no acumulado do ano e 5,2% no acumulado dos últimos 12 meses.

O IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é uma fundação pública vinculada ao Ministério da Economia do Brasil, responsável por coletar, analisar e disseminar informações estatísticas, geográficas, cartográficas, geodésicas e ambientais do país.

Suas atividades são essenciais para fornecer dados que subsidiam a formulação de políticas públicas, pesquisas acadêmicas e decisões estratégicas no setor privado, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. O IBGE realiza censos demográficos, pesquisas econômicas e sociais, além de produzir mapas e indicadores que retratam a realidade brasileira em diversas dimensões.

(Com Agência Brasil).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS