Tecnologia
Jovem usa ChatGPT para procurar emprego e resultado surpreende
Desde aprimorar currículo até indicar bons contatos no LinkedIn, IA foi de grande utilidade para que vagas fossem encontradas.
O ChatGPT tornou-se uma ferramenta bastante útil para quem está em busca de emprego. Agora, ele não apenas escreve cartas de apresentação convincentes e melhora currículos, mas, com uma nova atualização, pode até conduzir sua busca por emprego.
Foi o que aconteceu com Beatrice Nolan, que escreveu um relato sobre sua experiência no LinkedIn. Ela explica que, com empresas anunciando em diversos lugares, encontrar a vaga ideal pode significar vasculhar vários sites e páginas de carreiras.
E embora o LinkedIn agregue muitas dessas oportunidades, ainda existe o risco de perder a função perfeita por não cobrir todas as bases.
Inteligência artificial pode ser muito útil na busca de empregos – Foto: Reprodução
ChatGPT na busca de emprego
A OpenAI lançou recentemente uma versão equipada com seu novo modelo principal, o GPT-4, capaz de acessar a Internet diretamente.
Anteriormente, o modelo GPT-4 tinha acesso apenas ao Bing e era exclusivo para assinantes do ChatGPT Plus.
Os candidatos a emprego agora podem contar com o ChatGPT para eliminar parte do trabalho árduo de busca. Por isso, Beatrice decidiu testar suas habilidades de recrutamento e ficou impressionada.
Sobre isso, ela afirma:
“O bot retornou com seis oportunidades que correspondiam à minha experiência, resumindo localização, salário e responsabilidades de forma clara, até mesmo incluindo a data do anúncio.”
Apesar disso, ela percebeu que o bot entregou algumas informações, como o salário, distorcidas.
Ainda assim, o chat sugeriu adaptações no currículo e conexões com pessoas da empresa no LinkedIn para aumentar as chances de conseguir o emprego.
Quando ela conseguiu identificar a vaga que mais a atraía, pediu ao bot que pesquisasse quem ela deveria contatar na empresa durante a inscrição.
“Ele me forneceu cinco gerentes e recrutadores no departamento certo, até escrevendo uma pequena mensagem que eu poderia enviar junto com minha inscrição.”
Informações imprecisas
Em seu relato, Beatrice revela que o bot teve seus momentos de confusão. Em um teste, ele chegou a enviar uma vaga que não era real; no entanto, o próprio robô percebeu o erro e o corrigiu.
Por isso, ela decidiu solicitar links completos para evitar possíveis problemas.
“Ainda assim, é importante tratar os resultados com ceticismo.”
Análise de compatibilidade
Além de escrever cartas de apresentação e adaptar currículos, o ChatGPT também pode analisar a compatibilidade de sua experiência com os requisitos da vaga, avaliar suas chances e dar dicas para melhorá-las.
Em meia hora, Beatrice revelou ter encontrado um emprego e estava com uma inscrição pronta, tudo graças ao ChatGPT.
Resta-nos agora saber se a experiência é válida para todas as áreas, mas, na busca de uma colocação no mercado de trabalho, não custa nada tentar, certo?
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025