Conecte-se conosco

Empresas

Sabesp: Oferta pública de ações é aberta

Companhia atua em saneamento.

Publicado

em

Sabesp (SBSP3) isenção de conta para famílias de baixa renda

O governo de São Paulo iniciou dia 21 a oferta pública das ações da Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo – Sabesp (SBSP3), marcando a última fase da privatização da empresa. No início do mês, foi anunciado que o governo paulista manterá apenas 18,3% das ações da companhia, reduzindo sua participação atual de 50,3%. O restante das ações está distribuído entre empresas e pessoas físicas.

Conforme comunicado do Palácio dos Bandeirantes, a venda das ações será realizada em dois lotes. O primeiro lote, de 15% das ações, será direcionado a um investidor de referência. O segundo lote, contendo cerca de 17% das ações, será disponibilizado para o mercado geral, incluindo pessoas físicas, jurídicas e funcionários da Sabesp.

Entre os dias 24 e 28 de junho, investidores profissionais que se credenciaram na Bolsa de Valores (B3) até o dia 17 poderão submeter suas propostas de preço pelo primeiro lote. No dia 28, após o fechamento do mercado, serão anunciados dois investidores de referência selecionados.

Sabesp

Os dois investidores de referência participarão de uma disputa adicional para decidir quem ficará com os 15% das ações. Se um investidor de referência oferecer o melhor preço no livro de mercado, mas proporcionar menor retorno financeiro ao estado, este poderá recorrer ao “right to match” para igualar a oferta do concorrente e vencer a disputa, conforme explicado em nota pelo governo estadual. O vencedor será anunciado em 15 de julho.

A venda do segundo lote de ações (17%) começará em 1º de julho e se estenderá até 15 de julho. Durante esse período, qualquer interessado, incluindo pessoas físicas, poderá apresentar ofertas através de suas corretoras.

A liquidação e conclusão da privatização das ações do estado estão previstas para 22 de julho. A oferta pública das ações da Sabesp está sendo coordenada pelos bancos BTG Pactual, Bank of America, Citi, UBS e Itaú BBA.

De acordo com o Palácio dos Bandeirantes, não haverá emissão de novas ações, ou seja, apenas as ações atualmente detidas pelo Governo de São Paulo serão vendidas.

Busca no exterior

A partir de segunda-feira (24), o governo do estado de São Paulo buscará potenciais compradores internacionais para a Sabesp, com viagens aos Estados Unidos e Europa.

“O Governo de São Paulo inicia na próxima segunda-feira (24), em Nova York, a terceira missão internacional do ano, que também inclui agendas na Europa. Liderada pelo governador Tarcísio de Freitas, a comitiva paulista participará de uma série de encontros com executivos de grupos e fundos globais de investimento para apresentar o modelo da oferta”, informou o governo em nota.

(Com Agência Brasil).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS