Conecte-se conosco

Mundo

10 cidades mais caras do mundo para se viver, segundo levantamento

Relatório indica locais considerados como os mais inacessíveis do planeta.

Publicado

em

As grandes cidades da costa oeste dos Estados Unidos e do Havaí estão entre as mais caras do mundo para se viver, de acordo com o relatório anual Demographic International Housing Affordability.

A comparação entre a renda e os preços médios das casas revela que esses locais são considerados “impossivelmente inacessíveis” para a maioria das pessoas.

Cidades mais inacessíveis do planeta

Cidades como San José, Los Angeles, São Francisco e San Diego, na Califórnia (EUA), e Honolulu, no Havaí, estão entre as mais caras para se comprar uma casa nos Estados Unidos.

A Austrália também se destaca na lista das cidades “impossivelmente inacessíveis”, com Sydney, Melbourne e Adelaide entre as primeiras colocadas do país.

No entanto, o topo da lista global é ocupado por Hong Kong, conhecida por seus pequenos apartamentos e altas taxas de aluguel.

O relatório aponta que a acessibilidade à moradia é medida pela relação entre o custo da habitação e a renda familiar média bruta.

O aumento do trabalho remoto durante a pandemia gerou maior procura por casas localizadas fora dos centros urbanos, com mais espaço exterior.

Cidade do Japão é mais cara do mundo para se viver – Imagem: Getty Images/Reprodução

Além disso, as políticas de utilização do solo, a contenção urbana e a entrada de investidores no mercado imobiliário contribuíram para a alta dos preços.

Uma possível solução para tornar a habitação mais acessível, sugerida pelo autor do relatório, é seguir o exemplo da Nova Zelândia e liberar mais terras para desenvolvimento imobiliário.

A implementação de políticas de crescimento habitacional a longo prazo pode ainda ser uma alternativa para combater os preços inflacionados das casas.

Para aqueles que buscam cidades mais acessíveis, o relatório destaca locais como Pittsburgh, Rochester e St. Louis nos Estados Unidos, Edmonton e Calgary no Canadá, além de Blackpool, Lancashire e Glasgow no Reino Unido, e Perth e Brisbane na Austrália.

Tais cidades oferecem opções mais baratas para moradores em busca de um custo de vida mais equilibrado.

Logo abaixo, veja a classificação completa com as 10 cidade mais inacessíveis do mundo:

  1. Hong Kong, no Japão

  2. Sydney, na Austrália

  3. Vancouver, no Canadá

  4. San Jose, nos Estados Unidos

  5. Los Angeles, nos Estados Unidos

  6. Honolulu, no Havaí

  7. Melbourne, na Austrália

  8. San Francisco, nos Estados Unidos, e Adelaide, na Austrália

  9. San Diego, nos Estados Unidos

  10. Toronto, no Canadá

*Com informações da CNN Brasil.

Formada produtora editorial e roteirista de audiovisual, escrevo artigos sobre cultura pop, games, esports e tecnologia, além de poesias, contos e romances. Mãe de três curumins, dois cachorros e uma gata, também atuo ativamente em prol à causa indígena no Brasil.

Publicidade

MAIS ACESSADAS