Conecte-se conosco

Educação

MEC institui Enade das Licenciaturas

Publicado no DOU.

Publicado

em

O Ministério da Educação (MEC) instituiu o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes das Licenciaturas (Enade das Licenciaturas), voltado especificamente para avaliar os cursos que formam professores para o ensino básico. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a reformulação da avaliação desses cursos já será aplicada na edição deste ano e terá um foco maior na análise das competências docentes em vez dos conteúdos disciplinares específicos de cada curso.

Na primeira edição do Enade das Licenciaturas, as principais mudanças incluem o formato das provas e as matrizes de referência para cada área de avaliação. Além do desempenho acadêmico, o Enade avaliará as habilidades adquiridas pelos estudantes de licenciaturas, baseadas nas práticas desenvolvidas nos estágios supervisionados obrigatórios.

MEC

O Inep estima que mais de 370 mil estudantes de todo o país participarão do Enade 2024. As datas das provas serão publicadas em edital específico.

O Enade das Licenciaturas será aplicado a cursos de 17 áreas de conhecimento de formação de professores: artes visuais, ciências biológicas, ciências sociais, computação, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras (inglês), letras (português), letras (português e espanhol), letras (português e inglês), matemática, música, pedagogia e química.

A partir deste ano, as provas do Enade das Licenciaturas serão compostas por duas partes: a de Formação Geral Docente, comum a todas as licenciaturas, e a parte específica de cada área.

A parte de Formação Geral Docente tem como objetivo verificar a compreensão dos estudantes sobre temas essenciais à prática pedagógica, de acordo com a legislação educacional e a realidade cultural brasileira. Esta parte da prova será composta por 27 questões de múltipla escolha.

O componente específico de cada curso terá 37 questões, sendo 36 de múltipla escolha e uma discursiva.

Ciclo de avaliações

O exame segue um ciclo avaliativo trienal. A portaria publicada nesta segunda-feira reorganizou esse ciclo, que determina o cronograma de avaliação de cada área e seus respectivos cursos.

O novo ciclo trienal do Enade substitui o definido pela Portaria nº 840/2018 e indica quais áreas serão avaliadas em cada ano. Este ano, apenas os cursos de licenciatura serão avaliados. A partir de 2025, o ciclo seguirá a seguinte ordem:

  • Ano 1: educação; artes e humanidades; ciências sociais; jornalismo e informação; negócios, administração e direito;
  • Ano 2: educação; ciências naturais, matemática e estatística; computação e tecnologias da informação e comunicação; engenharia, produção e construção;
  • Ano 3: educação; agricultura, silvicultura, pesca e veterinária; saúde e bem-estar; serviços.

Enade

O Enade é parte obrigatória do currículo dos cursos de graduação. Apenas os estudantes concluintes que realizarem a prova e responderem ao Questionário do Estudante poderão colar grau.

Este exame é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). As provas do Enade avaliam o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes em relação à realidade brasileira e mundial.

Além de avaliar o desempenho dos alunos dos cursos superiores, o exame tem o objetivo de construir e aperfeiçoar políticas públicas educacionais e serve como guia para que as instituições de ensino superior melhorem seus processos pedagógicos.

(Com Agência Brasil).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS