Conecte-se conosco

Mundo

População da Espanha se irrita com excesso de turistas

Manifestantes saíram às ruas para borrifar água.

Publicado

em

Os problemas do turismo em massa atingiram o auge em Barcelona, Espanha, no sábado, quando manifestantes atacaram turistas com armas de água e bebidas enlatadas, enquanto gritavam “turistas, voltem para casa”. A informação é da CNBC.

De acordo com o grupo de mídia, revoltados com os problemas de longa data causados pelo excesso de turismo, os manifestantes usaram fitas adesivas semelhantes às usadas pela polícia para bloquear entradas de hotéis e cafés no bairro de Barceloneta, em um ato simbólico de fechamento dos estabelecimentos.

A manifestação, que contou com cerca de 3.000 participantes, de acordo com a mídia local, também incluiu uma marcha com uma grande faixa exigindo que as autoridades municipais “reduzam o número de turistas agora”.

Vídeos e fotos mostram pessoas tentando evitar as multidões – algumas se afastando de suas mesas no meio da refeição – enquanto outras, incluindo funcionários de restaurantes, discutiam verbalmente com ativistas antiturismo.

A manifestação coincide com o pico da temporada de viagens de verão em Barcelona. Em 2023, as taxas de ocupação hoteleira atingiram cerca de 80% em julho e agosto, com a cidade de 1,6 milhão de habitantes acomodando mais de 4 milhões de visitantes, segundo a Câmara Municipal de Barcelona.

Em 2023, a Espanha recebeu um recorde de 85 milhões de visitantes estrangeiros após a pandemia, de acordo com a Associated Press. Apenas a França, com 100 milhões de chegadas, recebeu mais.

Espanha

Ainda de acordo com a CNBC, o número de hotéis em Barcelona quadruplicou de 1990 a 2023 para acomodar o aumento de viajantes, que saltou de 1,7 milhão para 7,8 milhões no mesmo período, conforme a Câmara Municipal de Barcelona. Este número não inclui os milhões que visitam a periferia da cidade.

A cidade também sofre com o impacto dos cruzeiros. O Porto de Cruzeiros de Barcelona recebeu cerca de 2,2 milhões de passageiros em 2023, contra 560.000 em 2000, de acordo com o site do conselho.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS