Economia
INSS: Devido à greve, beneficiários devem usar canais digitais
Serviços podem ser agendados pelo site Meu INSS.
A greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) chegou ao terceiro dia ontem. Embora o órgão afirme que a paralisação não afetou significativamente os serviços prestados à população, reforçou orientações para quem precisar de determinados atendimentos.
O INSS informa que mais de 100 serviços podem ser agendados pelo site Meu INSS, pela plataforma móvel disponível em aplicativo, ou pela central de atendimento telefônico 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Para aqueles que necessitam de atendimento pericial para obter o auxílio-doença, o INSS recomenda o uso do Atesmed, serviço de avaliação remota de documentos. Este serviço foi implementado para agilizar a análise e reduzir a burocracia, eliminando a necessidade de perícia presencial.
INSS
Nos casos de perícia médica já agendada para benefício por incapacidade temporária, o segurado pode solicitar a conversão do agendamento de perícia para o Atestmed. “Para os demais casos, a orientação é reagendar o atendimento pelo 135 ou pelo Meu INSS”, informou o instituto.
Os servidores do INSS iniciaram a greve na terça-feira (16) por tempo indeterminado.
Eles reivindicam a recomposição das perdas salariais dos últimos anos, a reestruturação e o reconhecimento da carreira do Seguro Social como típica de Estado, o cumprimento do acordo de greve de 2022, o nível superior para ingresso de Técnico do Seguro Social, a incorporação de gratificações, a jornada de trabalho de 30 horas para todos e o cumprimento das jornadas de trabalho previstas em lei.
Também exigem a revogação de normas que determinam o fim do teletrabalho, o estabelecimento de um programa de gestão de desempenho, melhores condições de trabalho e direitos iguais para todos, independentemente da modalidade de trabalho, o fim do assédio moral institucional e a reestruturação dos serviços previdenciários.
Autarquia
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Previdência Social no Brasil, responsável pela gestão do Regime Geral de Previdência Social (RGPS). O INSS administra e executa a política de previdência social, garantindo aos trabalhadores a proteção contra riscos econômicos decorrentes de velhice, invalidez, tempo de serviço, maternidade, doença, prisão e morte.
(Com Agência Brasil).

-
Finanças1 dia atrás
Mudanças na pensão por morte: o que viúvos precisam saber?
-
Finanças1 dia atrás
Quanto ganha por mês uma pessoa considerada rica no Brasil?
-
Finanças2 dias atrás
Se você tem moedas de R$ 1, precisa ler este comunicado hoje mesmo
-
Política2 dias atrás
Estados Unidos: o que acontece com deportados que tentam voltar antes da hora?
-
Finanças2 dias atrás
Dívida pode ser herdada? Saiba o que acontece com os débitos após a morte
-
Agronegócio2 dias atrás
Crie um adubo caseiro poderoso com os restos de comida da sua cozinha
-
Bancos2 dias atrás
Nubank ou Banco Inter: qual o melhor banco digital para você?
-
Automobilística2 dias atrás
Multa por infração gravíssima afeta motoristas desatentos