Conecte-se conosco

Finanças

Anual ou temporada? Esta é a melhor modalidade de aluguel de imóvel

O aluguel é realidade de uma boa parcela dos brasileiros e entender as opções é a melhor saída.

Publicado

em

Alugar um imóvel não é uma tarefa fácil na grande maioria dos estados brasileiros, embora seja a realidade de mais de 20% da população nacional.

O mercado de aluguéis em Florianópolis, por exemplo, tem se mostrado bastante aquecido ao longo do ano, com uma demanda contínua tanto de moradores locais quanto de pessoas de outras cidades que buscam melhores oportunidades na região.

Diante desse cenário, os proprietários de imóveis se veem diante da decisão entre alugar seus imóveis por temporada ou anualmente.

A melhor escolha de aluguel

No caso do aluguel por temporada, a maior vantagem é a possibilidade de maximizar os rendimentos durante períodos curtos, como o verão, sobretudo para imóveis próximos à praia.

Porém, é importante considerar que o imóvel ficará ocioso durante a maior parte do ano, exigindo mais investimentos em marketing e manutenções constantes para atrair locatários.

Alugar um imóvel no litoral pode acarretar mais dúvidas do que se imagina – Imagem: reprodução

Por outro lado, o aluguel anual oferece mais estabilidade e previsibilidade financeira aos proprietários, uma vez que o imóvel estará ocupado o ano todo, garantindo um valor fixo de aluguel mensalmente.

Além disso, os custos administrativos podem ser menores, já que boa parte da manutenção predial fica por conta dos inquilinos, assim como outros gastos como IPTU e condomínio.

Com uma redução nos períodos ociosos e custos administrativos mais baixos, os contratos anuais se mostram, geralmente, mais rentáveis a longo prazo.

Devido à alta demanda e ao mercado aquecido em cidades litorâneas, é possível que os imóveis disponíveis para aluguel tenham até fila de espera, mesmo em regiões mais afastadas do centro.

Por isso, a escolha entre alugar por temporada ou anualmente depende das características específicas do imóvel, do perfil do inquilino e dos objetivos do proprietário.

É fundamental considerar todos os aspectos e diferenciais entre as duas modalidades para fazer a escolha que melhor atenda às necessidades e interesses de ambas as partes envolvidas.

Formada produtora editorial e roteirista de audiovisual, escrevo artigos sobre cultura pop, games, esports e tecnologia, além de poesias, contos e romances. Mãe de três curumins, dois cachorros e uma gata, também atuo ativamente em prol à causa indígena no Brasil.

Publicidade

MAIS ACESSADAS