Finanças
Nova modalidade de aposentadoria vira foco entre contribuintes
Novas regras tiram o foco da aposentadoria por idade ao criar um sistema de pontos. A seguir, explicamos melhor como isso funciona.
No Brasil, a aposentadoria é, além de um direito garantido pela Constituição Federal aos trabalhadores que contribuíram para o sistema de previdência social, um sonho de muitos brasileiros.
Com as recentes mudanças anunciadas pelo INSS para a aposentadoria por tempo de contribuição, os brasileiros estão diante de uma nova realidade previdenciária.
A idade mínima para se aposentar, que antes era o foco dos profissionais, perdeu o pódio para o tempo de contribuição e a combinação de pontos que possibilitam uma aposentadoria antecipada.
Novas regras, novo interesse
Essa flexibilização das regras representa um grande avanço para os trabalhadores brasileiros, permitindo que eles se aposentem conforme suas necessidades e planejamento de carreira.
Com as novas opções de aposentadoria, as pessoas podem encerrar suas atividades profissionais mais cedo, desfrutando de um merecido descanso ou buscando novas oportunidades de forma mais tranquila.
A fórmula 86/96 veio para substituir o antigo Fator Previdenciário e tornar o processo de aposentadoria mais justo e acessível para os segurados. Mas como funciona?
Os números 86 e 96 representam a soma da idade da pessoa mais o tempo de contribuição dela para o INSS, valendo o primeiro (86) para mulheres e o segundo (96) para homens.
Desde 2019 até o momento atual, a fórmula passou a ser ajustada progressivamente, aumentando a soma para mulheres e homens a cada ano.
Vale a pena lembrar que o tempo mínimo de contribuição exigido para se aposentar com essa fórmula é de 30 anos para mulheres e 35 para homens.
A principal vantagem é que, para quem se enquadra nela, o Fator Previdenciário não afeta o valor da aposentadoria, o que garante o recebimento integral do benefício.
Portanto, a idade mínima deixa de ser o principal critério para a aposentadoria no INSS, possibilitando que homens e mulheres se aposentem após um determinado tempo de contribuição e pontos acumulados.
Mudança na Previdência Social traz outras possibilidades doas trabalhadores – Imagem: reprodução
Essa mudança reflete uma preocupação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em se adaptar às mudanças demográficas e garantir a sustentabilidade financeira do sistema previdenciário.
Com a nova abordagem para a aposentadoria, os trabalhadores brasileiros têm mais opções e flexibilidade para planejar o futuro e desfrutar de uma aposentadoria tranquila e segura.
É importante que os segurados estejam atentos às novas regras e critérios para a aposentadoria pelo INSS, buscando informações para tomar as melhores decisões em relação ao seu benefício previdenciário.
Com as mudanças anunciadas, o cenário da aposentadoria no Brasil passa por uma transformação significativa, trazendo mais oportunidades para os trabalhadores que buscam uma aposentadoria mais próxima de suas expectativas.
*Com informações de FDR.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp