Economia
Bandeira tarifária de energia volta a ser verde
Agência Nacional de Energia Elétrica.
A tarifa de energia elétrica para agosto será marcada pela bandeira verde, o que significa que os consumidores não terão acréscimo nas suas contas de luz no próximo mês. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as condições favoráveis para a geração de energia no país permitem a aplicação desta bandeira sem cobrança adicional.
Em julho, a Aneel havia estabelecido a bandeira amarela, resultando em um acréscimo de R$ 1,88 para cada 100 kW/h consumidos, devido à previsão de chuvas abaixo da média e ao esperado aumento no consumo de energia.
“No final de junho, havia uma expectativa de menor volume de chuvas para julho, o que se confirmou em grande parte do país. No entanto, o volume de chuvas na Região Sul este mês ajudou a determinar a adoção da bandeira verde para agosto”, explicou Sandoval Feitosa, diretor-geral da Aneel.
O sistema de bandeiras tarifárias, criado pela Aneel em 2015, informa aos consumidores os custos de geração de energia no Brasil. O acionamento de cada bandeira é calculado com base principalmente no risco hidrológico e no preço da energia.
As bandeiras tarifárias funcionam da seguinte maneira: as cores verde, amarela ou vermelha (nos níveis 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos conforme as condições de geração. A bandeira vermelha indica o custo mais alto, enquanto a verde significa que não há custo extra.
Aneel
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério de Minas e Energia do Brasil. Sua principal função é regular e fiscalizar o setor de energia elétrica no país, garantindo o fornecimento de energia com qualidade, eficiência e a preços justos para os consumidores.
A Aneel é responsável pela regulamentação dos serviços de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica, além de estabelecer tarifas e regras operacionais para o setor. A agência também atua na resolução de conflitos entre agentes do setor e consumidores, promovendo a segurança energética e a sustentabilidade do sistema elétrico brasileiro.
(Com Agência Brasil).
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos