Mercado de Trabalho
Especialistas explicam quais são os melhores dias para se demitir
Seja qual for a razão, é preciso ser estratégico na hora de pedir as contas de um trabalho.
Com a queda da taxa de desemprego e a melhora do mercado de trabalho, as demissões a pedido do profissional têm se tornado mais comuns no Brasil.
Segundo dados da FGV, tais pedidos tiveram um aumento significativo nos primeiros cinco meses de 2024, representando 3.578.228 desligamentos, um aumento de 14,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Mas, afinal, existe um dia certo para pedir demissão?
Qual o melhor dia para se demitir?
Segundo especialistas em Direito do Trabalho, o momento perfeito para comunicar a demissão ao chefe é na segunda metade do mês, após o dia 15.
Dessa forma, o trabalhador garante o salário integral do mês, além do cálculo proporcional do 13º salário e das férias do mês corrente.
Além disso, o ideal é fazer o pedido na segunda-feira para garantir o recebimento da remuneração do final de semana trabalhado.
Cabe enfatizar que, ao pedir demissão, o funcionário deve cumprir o aviso prévio, caso contrário, pode ser penalizado com o desconto das verbas rescisórias.
Além disso, ao solicitar demissão, o profissional não tem acesso ao FGTS e ao seguro-desemprego, a menos que seja comprovada a rescisão indireta, em casos de falta grave da empresa.
Pedidos de demissão por parte dos brasileiros aumentaram em 14,4% nos primeiros cinco meses de 2024 – Imagem: reprodução
Por que mais pessoas pediram demissão no começo deste ano?
O aumento das demissões a pedido também reflete mudanças de hábitos pós-pandemia e a entrada dos mais jovens no mercado de trabalho.
Os jovens, em busca de qualidade de vida e flexibilidade na carreira, têm contribuído para o crescimento dos pedidos de demissão.
Com o mercado de trabalho mais favorável, as pessoas se sentem mais confortáveis para buscar novas oportunidades e melhorar suas condições laborais.
Em um cenário de economia em crescimento, com criação de vagas e elevação da massa salarial, os pedidos de demissão voluntária são vistos como um indicativo da pressão sobre o mercado de trabalho.
A melhora do ambiente profissional e a abertura de novas oportunidades incentivam os trabalhadores a buscarem melhores condições de emprego.
Portanto, em meio a um mercado de trabalho em ascensão, os pedidos de demissão se tornam mais comuns e justificáveis.
Para garantir seus direitos e evitar prejuízos, é importante planejar o momento certo para comunicar a demissão e estar ciente de todas as consequências legais envolvidas nesse processo.
-
Finanças2 dias atrás
Arquiteta recebe PIX de R$ 10 mil por engano e tem atitude inacreditável
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Posso ser demitido por justa causa em quais casos? Lei não deixa dúvidas
-
MEI2 dias atrás
Como solicitar o cartão de crédito para MEI do governo federal
-
Carreira2 dias atrás
Liberdade profissional: quais carreiras têm horários flexíveis?
-
Tecnologia1 dia atrás
Vai comprar? Saiba em quais países o iPhone 16 é mais barato que no Brasil
-
Economia2 dias atrás
Com aumento do salário mínimo, R$ 1.989 é o novo valor (mas não para todos)
-
Agronegócio1 dia atrás
Com mais de 30 mil espécies, orquídeas conquistam lares brasileiros
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quais áreas têm os melhores salários em São Paulo? Veja o TOP 5