Conecte-se conosco

Política

Brasil vai comandar Embaixada do Peru na Venezuela

Acordo entre governos.

Publicado

em

Os governos do Brasil e da Venezuela firmaram um acordo no qual os diplomatas brasileiros serão responsáveis por operar as embaixadas do Peru e da Argentina em Caracas. Essa decisão foi tomada após a expulsão das missões diplomáticas desses países da Venezuela, em resposta ao não reconhecimento da vitória do presidente Nicolás Maduro na eleição de 28 de julho.

Segundo notas divulgadas pelo Itamaraty e pelo Ministério das Relações Exteriores da Venezuela ontem, “a custódia dos locais das Missões Diplomáticas da República Argentina e da República do Peru, incluindo seus bens e arquivos, bem como a representação de seus interesses e de seus nacionais em território venezuelano, serão assumidas, a partir de 5 de agosto de 2024, pela Embaixada da República Federativa do Brasil em Caracas”.

Na semana passada, foi anunciado que o Brasil assumiria a administração da embaixada da Argentina, levando o presidente Javier Milei a agradecer publicamente ao Brasil pelo apoio. Agora, o Brasil também ficará responsável pela Embaixada do Peru.

Embaixada do Peru

O governo peruano também expressou seu agradecimento nesta segunda-feira (5) ao governo brasileiro “por este apoio inestimável, que reflete o excelente estado de nossas relações bilaterais, baseadas em laços históricos e sólidos de amizade, cooperação e integração”.

Os presidentes da Argentina e do Peru não reconheceram a vitória de Maduro, alegando que o vencedor foi o opositor Edmundo González, apesar de não haver auditoria dos resultados. Milei chegou a solicitar que as Forças Armadas da Venezuela depusessem Maduro à força.

O governo de Nicolás Maduro tem expulsado representações diplomáticas que contestam o resultado da eleição presidencial, incluindo também os países Chile, Costa Rica, Panamá, República Dominicana e Uruguai.

Itamaraty

O Itamaraty, oficialmente conhecido como Ministério das Relações Exteriores do Brasil, é o órgão responsável pela condução da política externa brasileira. Sua função principal é representar o Brasil no cenário internacional, promovendo os interesses do país e mantendo relações diplomáticas com outras nações e organismos internacionais.

O Itamaraty negocia acordos bilaterais e multilaterais, coordena a participação brasileira em conferências e fóruns internacionais, e cuida da proteção dos cidadãos brasileiros no exterior. Além disso, atua na promoção do comércio exterior, da cultura brasileira e na cooperação internacional em diversas áreas, como ciência, tecnologia e educação. O Itamaraty também trabalha para fortalecer a imagem do Brasil globalmente e garantir a segurança e bem-estar dos brasileiros em situações de crise no exterior.

(Com Agência Brasil).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS