Conecte-se conosco

Economia

Floripa vira oficialmente a capital nacional das startups

Cidade chamada de Ilha da Magia.

Publicado

em

Imagem mostra importante ponte de Florianópolis.

Florianópolis, capital de Santa Catarina, foi oficialmente reconhecida como a capital nacional das startups pela Comissão de Educação e Cultura do Senado, com a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 2.

A sanção foi publicada no Diário Oficial da União na terça-feira, 3, e a lei entrará em vigor no dia 3 de outubro.

Conhecida como o Vale do Silício brasileiro, Florianópolis é a cidade com o maior número de empresas de tecnologia por habitante no Brasil, destacando-se como um polo de inovação e empreendedorismo.

“O ambiente de negócios em Florianópolis é extremamente favorável ao surgimento e à consolidação de startups. A cidade oferece uma série de incentivos fiscais e programas de apoio ao empreendedorismo, que facilitam o acesso ao crédito e reduzem os custos operacionais, permitindo que essas empresas invistam mais em pesquisa e desenvolvimento, e menos em burocracia e impostos”, comentou o senador Esperidião Amin (PP-SC), relator da matéria na comissão e ex-governador de Santa Catarina.

Floripa

Esse reconhecimento é resultado de anos de investimentos. Tudo começou na década de 1960, com a fundação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que impulsionou o desenvolvimento tecnológico na região e, posteriormente, trouxe relevância global à cidade.

Com o tempo, Florianópolis criou instituições fundamentais para seu crescimento, como a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e a Fundação Certi, ambas voltadas para o mercado de tecnologia.

Na década de 1990, empresas começaram a se estabelecer ao longo da Rodovia SC-401, conhecida como a Rota da Inovação, que liga o centro da cidade às praias e agora conecta as principais empresas da capital.

Sebrae

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae-SC), no ano passado, Florianópolis abrigava 881 startups, representando cerca de 45% das empresas de tecnologia do estado.

Em 2022, um estudo da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), em parceria com a Accenture, revelou que o ecossistema de inovação de Santa Catarina gerou 67 mil empregos.

Além disso, as empresas localizadas em Florianópolis faturam mais de R$ 5 bilhões, de acordo com estimativas da Acate.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS