Empresas
A cada dia, Brasil ganha 22 novas farmácias
Levantamento da Abrafarma.
Rafael Niemeyer, de 37 anos, já foi dono de uma loja de produtos esportivos, passou pela agricultura e, há quatro meses, decidiu investir na abertura de uma franquia da farmácia de manipulação Biomagistral, localizada na região do Jardim Botânico, no Distrito Federal. A nova loja se junta a mais de 5,4 mil unidades abertas este ano em todo o país, dedicadas à venda de medicamentos manipulados e outros produtos. Em média, foram registradas 22 novas unidades diariamente neste período.
Em 2023, somando farmácias convencionais e de manipulação, foram criadas 8,1 mil lojas, um número próximo ao de 2022, que teve 8,7 mil novos empreendimentos. Apesar do volume de novas unidades, o faturamento do setor continua em ascensão. De acordo com a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), o setor movimentou R$ 58,3 bilhões entre janeiro e julho deste ano, representando um crescimento de 14% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Rafael acredita que o setor é um excelente nicho de investimento, especialmente por estar vinculado à saúde. “A pandemia mostrou que, independentemente da situação, as pessoas sempre precisarão cuidar da saúde. É uma atividade que estará sempre em alta”, afirma. Ele já conta com seis colaboradores e planeja dobrar a equipe em breve.
Farmácias
Para se destacar no mercado de pequenas farmácias, o Sebrae recomenda oferecer um serviço de qualidade, com um bom atendimento que melhore a experiência do cliente. Rafael concorda: “As empresas que estiverem mais estruturadas, com melhores preços e um atendimento de qualidade, permanecerão no mercado”.
Dicas do Sebrae para donos de pequenas farmácias:
- Escute o cliente: Preste atenção nas necessidades do consumidor para estabelecer um relacionamento de confiança. Avalie como eles estão sendo atendidos e se encontram o que procuram. Criar um espaço para feedback também é importante.
- Treinamento: Invista no treinamento de farmacêuticos e atendentes para garantir as melhores práticas e posturas profissionais, baseando-se no retorno dos clientes.
- Abordagem empática: Colocar-se no lugar do cliente é fundamental, especialmente porque muitos buscam medicamentos para tratamentos de saúde ou lidam com pessoas com comorbidades.
- Layout da loja: O ambiente é crucial para o sucesso no setor. Cuide da comunicação externa e da disposição de mobiliário, prateleiras e iluminação, entre outros aspectos.

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia23 horas atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho20 horas atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?