Empresas
Dona do ChatGPT quer abrir capital
Trata-se da OpenAI.
A OpenAI, a empresa por trás do ChatGPT, está desenvolvendo um plano para reestruturar sua operação, visando se tornar uma organização com fins lucrativos. A informação foi divulgada pela Reuters, que destaca que a mudança permitirá à OpenAI abrir-se ao mercado e gerar lucros, tornando-se mais atraente para investidores.
Apesar dessa transformação, fontes próximas à situação afirmam que a entidade sem fins lucrativos continuará a existir, mantendo uma participação minoritária na nova empresa voltada para lucros. Essa separação pode impactar a maneira como a OpenAI, liderada por Sam Altman, lida com os riscos associados à inteligência artificial (IA), uma vez que o foco nos lucros pode entrar em conflito com o compromisso da organização sem fins lucrativos, que deve agir em prol da humanidade e não dos investidores.
De acordo com a Reuters, Altman, como CEO e fundador, poderá receber capital próprio pela primeira vez, com a empresa podendo ser avaliada em até 150 bilhões de dólares após essa reestruturação. Contudo, será necessário remover o limite sobre o retorno dos investidores.
Dona do ChatGPT
Essas mudanças ocorrem em um momento em que a OpenAI busca novos investimentos para se tornar a empresa mais valiosa focada em IA. No entanto, a empresa enfrenta uma onda de saídas de executivos, incluindo a diretora de tecnologia, Mira Murati, que anunciou sua saída recentemente. Murati já havia exercido o cargo de CEO interina durante a breve demissão de Altman.
Além disso, o vice-presidente de pesquisa, Barret Zoph, e o responsável pelo escritório de pesquisa, Bob McGrew, também comunicaram suas despedidas da empresa por meio da rede social X. Não está claro se essas saídas afetarão o andamento das mudanças propostas, mas a publicação sugere que investidores têm uma cláusula de retirada que pode ser acionada se encontrarem fatores que impactem negativamente a companhia.

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira20 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia15 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?