Empresas
Petrobras negocia blocos na África
Companhia é uma empresa de capital misto.
A Petrobras (PETR3; PETR4) está em tratativas para adquirir participações em blocos de exploração na África, em colaboração com empresas como Exxon, Shell, TotalEnergies e Equinor. As negociações envolvem blocos localizados em países como Namíbia, África do Sul e Angola, conforme afirmou Sylvia dos Anjos, diretora-executiva de Exploração e Produção da estatal.
Segundo ela, a Petrobras está avaliando um total de 10 oportunidades de parceria com grandes petrolíferas na África, visando capitalizar sua experiência no desenvolvimento de poços em águas profundas.
A imprensa especializada aponta, ainda, que um trader do setor de petróleo e gás de Connecticut, nos Estados Unidos, foi condenado dia 26 por sua participação em um esquema de propinas que se estendeu por quase oito anos, visando garantir contratos para duas empresas locais com a Petrobras, segundo procuradores norte-americanos.
Glenn Oztemel, de 65 anos, foi considerado culpado por um júri de Bridgeport em todas as sete acusações, que incluem lavagem de dinheiro, conspiração e violação do Foreign Corrupt Practices Act — a lei americana que combate a corrupção em transações internacionais.
Oztemel já havia trabalhado nas empresas Arcadia Fuels e Freepoint Commodities, que teriam sido beneficiadas pelo esquema. Ele e outro réu, o corretor ítalo-brasileiro Eduardo Innecco, foram acusados de pagar propinas a autoridades para garantir contratos e acesso a informações confidenciais da Petrobras.
Petrobras (PETR3; PETR4)
Os procuradores revelaram que Oztemel pagou mais de US$ 1 milhão (aproximadamente R$ 5,4 milhões) em propinas a autoridades da Petrobras no Brasil, além de a Rodrigo Berkowitz, trader de combustíveis da empresa em Houston.
De acordo com as investigações, os réus usavam uma linguagem cifrada, referindo-se a propinas com termos como “café da manhã” ou “porções de café da manhã” e “desvio de frete” para indicar as quantias. O esquema teria operado entre 2010 e 2018. Oztemel trabalhou nas duas empresas até sua aposentadoria em 2020.
(Com Agências Internacionais).
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp