Economia
Shell, Raízen e Senai investem em Centro de Bioenergia para Etanol
Elas buscam soluções de descarbonização.
A Shell, a Raízen e o Senai anunciaram um investimento conjunto de R$ 120 milhões na construção de um Centro de Bioenergia em Piracicaba, São Paulo. O projeto visa desenvolver soluções de descarbonização utilizando cana-de-açúcar e está previsto para ser concluído em 2026.
De acordo com o Estadão, o centro tem como objetivo acelerar a transição energética e escalar a produção de etanol de segunda geração (E2G). Nos primeiros cinco anos, as pesquisas realizadas na instalação se concentrarão em aprimorar a eficiência e a sustentabilidade do processo de produção do E2G, que já é fabricado em escala comercial no Brasil em duas unidades da Raízen.
Essa iniciativa representa um passo significativo para as empresas na busca por alternativas mais limpas e sustentáveis de energia, alinhando-se às metas globais de redução de emissões e transição para uma economia de baixo carbono.
Shell, Raízen e Senai
O etanol é um tipo de álcool que pode ser utilizado como combustível, sendo uma alternativa renovável aos combustíveis fósseis. Ele é produzido principalmente a partir da fermentação de açúcares presentes em vegetais, como a cana-de-açúcar e o milho. O etanol é amplamente utilizado em veículos automotores, tanto em sua forma pura quanto misturado com gasolina, o que contribui para a redução das emissões de gases poluentes e do efeito estufa.
Além de seu uso como combustível, o etanol também é empregado na produção de produtos químicos, bebidas alcoólicas e em processos industriais. A crescente demanda por fontes de energia mais sustentáveis tem impulsionado o investimento e a pesquisa em tecnologias para a produção de etanol, especialmente nas chamadas segundas gerações, que utilizam matérias-primas não alimentares, como resíduos agrícolas e lignocelulósicos, para minimizar o impacto na cadeia alimentar e aumentar a eficiência do processo produtivo.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia23 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas20 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Projeto que visa inclusão de mulheres 50+ no mercado é aprovado