Conecte-se conosco

Finanças

Construindo fortuna: 4 estratégias financeiras dos milionários self-made

Especialistas revelam hábitos fundamentais para atingir o sucesso financeiro e garantir um futuro próspero.

Publicado

em

O conceito de milionários ‘self-made’ tem se destacado nos Estados Unidos, onde 79% dos ricos construíram suas fortunas do zero, sem heranças. Esse fenômeno desperta interesse tanto internacionalmente quanto no Brasil.

Para alcançar esse patamar, é essencial adotar uma estratégia financeira disciplinada. A importância de equilibrar o trabalho com a vida pessoal é destacada por líderes de sucesso. A busca por desenvolvimento pessoal também se revela como um pilar.

No Brasil, especialistas como Nayra Sombra, da HCI Invest, observam perfis diversos entre seus clientes milionários. Eles variam entre novatos em educação financeira e investidores experientes, cautelosos em suas escolhas.

4 hábitos essenciais para o sucesso financeiro

1. Monte um fluxo de caixa detalhado

O primeiro passo para seguir os hábitos financeiros dos milionários é dominar seu fluxo de caixa. Saber exatamente quanto entra e quanto sai da sua conta é fundamental para tomar decisões de gastos e investimentos.

Como recomenda a planejadora financeira Nayra Sombra:

“Precisa anotar no papel quanto que ganha líquido, ou seja, quanto que cai realmente na corrente, e quanto que gasta.”

Isso não inclui apenas as despesas mensais fixas, mas também os gastos eventuais, como impostos e custos escolares.

Criar essa consciência financeira ajuda a enxergar onde economizar e como organizar melhor os recursos.

2. Estabeleça uma reserva de emergência

Milionários raramente são pegos de surpresa financeiramente. Uma característica comum entre eles é a manutenção de uma reserva de emergência robusta.

Segundo especialistas, o ideal é que essa reserva cubra pelo menos seis meses de despesas fixas. Essa prática garante uma rede de segurança em momentos de crise, como a perda de um emprego ou despesas inesperadas.

Além disso, essa reserva pode ser aplicada em opções seguras e de fácil liquidez, como o Tesouro Selic ou CDBs com liquidez diária. Nayra Sombra alerta para evitar a poupança, pois

“A poupança não paga a inflação. Então, ela não mantém o nosso poder de compra.”

3. Controle dívidas e use cartão de crédito com sabedoria

Um dos segredos dos milionários é saber evitar dívidas desnecessárias. Isso não significa, porém, abolir o uso de cartões de crédito.

Pelo contrário, esses instrumentos podem ser grandes aliados se usados de maneira controlada. Milionários tendem a aproveitar programas de pontos, cashback e milhas, mas sempre mantendo controle total dos gastos.

O cartão de crédito não deve ser visto como uma extensão do salário, mas como uma ferramenta estratégica. Se as dívidas forem inevitáveis, a dica de Nayra é negociar com o banco alternativas mais baratas de crédito em vez de pagar os altos juros do cartão.

4. Invista em si mesmo e busque mentores

O autocrescimento é um valor central para aqueles que atingem a riqueza. Como afirma Noah Lydiard, CEO da Conductor,

“Criar riqueza nem sempre significa que você deve abrir mão do que traz felicidade à sua vida. Envolve tomar decisões sábias e encontrar um equilíbrio entre objetivos financeiros e prazeres pessoais.”

Isso inclui investir na própria educação e desenvolvimento pessoal, seja por meio de cursos, livros ou mentorias.

Muitos milionários se cercam de pessoas com metas semelhantes e buscam aprender com quem já alcançou o sucesso. Ter um mentor ajuda a acelerar o aprendizado e evitar erros comuns no percurso financeiro.

*Com informações do portal Terra.

Jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestre em Comunicação Midiática (UFSM), também é copywriter e gestora de marketing. Tem uma paixão inabalável pelas palavras desde a infância.

Publicidade

MAIS ACESSADAS