Investimentos
Governo lança InvestVis, que permite consultas a investimentos
Ministério do Desenvolvimento.
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) lançou dia 16 a plataforma InvestVis, que permite consultas sobre investimentos no Brasil e no mundo. A ferramenta, disponível ao público, oferece dados sobre os países que mais investem no Brasil, os setores que recebem maior volume de capital estrangeiro, além das principais tendências globais de investimento.
De acordo com o MDIC, o InvestVis é um recurso inédito no país e visa facilitar o acompanhamento da dinâmica de investimentos, auxiliando tanto o setor público quanto o privado na tomada de decisões estratégicas. O vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin destacou a relevância da plataforma, afirmando que ela será um “instrumento valioso para empresas, formuladores de políticas públicas, pesquisadores e jornalistas”, além de contribuir para o crescimento econômico do Brasil. “Estamos entre os cinco países que mais receberam investimentos estrangeiros em 2023 e seguimos avançando neste ano”, disse.
Criada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), a plataforma reúne dados de fontes públicas como o Banco Central, a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad) e o Centro de Comércio Internacional (ITC). Os usuários podem personalizar consultas, explorando dados sobre investimentos por país, estado, município e setor, além de comparar cenários globais.
InvestVis
No cenário nacional, o InvestVis aponta que o setor de serviços no Brasil recebeu 67,1% dos investimentos externos em 2023, seguido pela indústria, com 18,2%. Os Estados Unidos lideraram os aportes, respondendo por 25,8% do capital estrangeiro, enquanto São Paulo concentrou 49,8% das empresas estrangeiras com filiais no país.
Globalmente, os Estados Unidos e a China se destacam como os principais destinos de investimentos estrangeiros. A plataforma também mostra que, ao longo das últimas décadas, houve uma mudança significativa na dinâmica dos investimentos, com economias em desenvolvimento, como a China, ganhando maior protagonismo.
O MDIC disponibilizou um tutorial no YouTube para orientar os usuários sobre o funcionamento da ferramenta.
(Com Agência Brasil).

-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Investimentos2 dias atrás
Tudo o que você deve avaliar em uma franquia antes de investir
-
Agronegócio2 dias atrás
Guia prático para plantar mandioca em casa e ter uma colheita farta
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Bancos2 dias atrás
Nubank altera regras do Ultravioleta e pode impactar clientes do cartão premium