Conecte-se conosco

Finanças

Esta moeda rara de 25 centavos está valendo MUITO dinheiro

Não subestime as moedas de 25 centavos que passam por suas mãos; uma delas pode esconder um tesouro valioso.

Publicado

em

Muitas vezes, ao recebermos o troco, não prestamos atenção nas moedas que guardamos em nossos bolsos. Contudo, uma certa moeda de 25 centavos pode ser um verdadeiro achado para colecionadores e entusiastas da numismática.

Com alguns detalhes únicos, exemplares que parecem comuns podem, na verdade, ter um valor elevado no mercado. Uma delas é a moeda de 25 centavos da segunda família do Plano Real é uma das mais conhecidas no Brasil.

Emitida a partir de 1998, essa peça numismática rara possui uma série de características que podem torná-la valiosa. Para identificar essas particularidades, é necessário examinar cuidadosamente cada detalhe da peça.

Características gerais das moedas de 25 centavos

As moedas de 25 centavos produzidas no Brasil possuem um conjunto específico de características. Desde o material até o desenho, cada detalhe ajuda a determinar seu valor. Listamos abaixo os aspectos principais dessas moedas:

  • Material: Bronze sobre aço;
  • Diâmetro: 25,0 mm;
  • Peso: 7,55 g;
  • Espessura: 2,25 mm;
  • Bordo: Serrilhado;
  • Circulação: Desde 01/07/1998;
  • Desenho do Anverso: Efígie de Manuel Deodoro da Fonseca;
  • Desenho do Reverso: Linhas diagonais com valor facial.

Uma das principais razões pelas quais algumas dessas moedas podem alcançar altos valores é o erro conhecido como “Deodoro Duplo”. Você já ouviu falar?

Este erro se refere a uma duplicação na palavra “Deodoro” no design da moeda. A identificação desse detalhe é crucial para determinar a raridade e o valor da peça.

Exemplo de moeda com “Deodoro Invertido” – Imagem: Notícias Concursos/reprodução

Determinando o valor das moedas

Identificar uma moeda valiosa não é uma tarefa simples. Engana-se quem pensa que apenas a idade torna uma moeda valiosa. De acordo com Bruno Pellizzari, da Sociedade Numismática Brasileira, o número de unidades produzidas e o estado de conservação são fatores determinantes.

Assim, uma moeda recente pode ser mais valiosa do que uma antiga, dependendo de tais condições. Portanto, ao observar cuidadosamente suas moedas, você poderá descobrir um exemplar raro. As chances são pequenas, mas o retorno pode ser significativo.

Quando compreendemos os detalhes que compõem essas moedas, revela-se um mundo fascinante e potencialmente lucrativo para aqueles que têm paciência e atenção aos detalhes.

* Com informações do site Notícias Concursos.

Formado em História e em Tecnologia de Recursos Humanos. Apaixonado pela escrita, hoje vive o sonho de atuar profissionalmente como Redator de Conteúdo para Web, escrevendo artigos, em diversos nichos e formatos diferentes.

Publicidade

MAIS ACESSADAS