Tecnologia
Dona do ChatGPT compra domínio “chat.com”
Trata-se da OpenAI.
Em um movimento estratégico, a OpenAI, dona do ChatGPT, adquiriu o domínio “chat.com”, um dos mais antigos e valiosos da Internet, com o objetivo de consolidar ainda mais sua presença no mundo digital. A compra foi anunciada pelo CEO da OpenAI, Sam Altman, através de um post no X, e marca uma nova forma de acesso ao popular ChatGPT.
Registrado em 1996, “chat.com” é considerado um dos primeiros domínios da Web, e sua combinação de nome curto e fácil memorização fez dele uma propriedade extremamente desejada. O domínio, naturalmente associado a ferramentas de comunicação online, se tornou um ativo cobiçado ao longo dos anos.
Antes de ser adquirido pela OpenAI, “chat.com” passou para as mãos de Dharmesh Shah, cofundador da HubSpot, em 2023, por um valor impressionante de 15,5 milhões de dólares. Este valor coloca a transação entre as compras de domínios mais caras da história. Para se ter uma ideia, comparando com outras vendas notáveis de domínios:
- Voice.com: 30 milhões de dólares (2019)
- 360.com: 17 milhões de dólares (2015)
- Chat.com: 15,5 milhões de dólares (2023)
- NFTs.com: 15 milhões de dólares (2022)
- Rocket.com: 14 milhões de dólares (2024)
- Sex.com: 13 milhões de dólares (2010)
- AI.com: 11 milhões de dólares (2023)
- Tesla.com: 11 milhões de dólares (2014)
- Hotels.com: 11 milhões de dólares (2001)
Dona do ChatGPT
A aquisição da OpenAI aconteceu em março de 2024, logo após Shah ter adquirido o domínio. Embora o nome do comprador tenha sido mantido em sigilo inicialmente, Shah revelou posteriormente que a venda superou o valor de seu investimento original de 15,5 milhões de dólares.
Curiosamente, a transação não foi feita inteiramente em dinheiro. Embora o valor exato da venda não tenha sido revelado, uma parte significativa do pagamento foi feita em ações da OpenAI, em vez de dinheiro, o que sugere que Shah vê a compra como um investimento no longo prazo no futuro crescimento da empresa.
Além disso, a compra reflete a relação de longa data entre Shah e Altman, que se conhecem há mais de dez anos, muito antes da criação da OpenAI. Shah acredita que o ChatGPT é a escolha ideal para alavancar o potencial do “chat.com”, o que torna esta transação ainda mais estratégica para a empresa.

-
Moedas1 dia atrás
Se você tem ESTA moeda de 1 real, saiba que ela é um verdadeiro tesouro
-
Tecnologia2 dias atrás
Como liberar memória no celular limpando a lixeira escondida do WhatsApp
-
Saúde8 horas atrás
Banana à noite faz mal?
-
Finanças15 horas atrás
O que acontece com dívidas de empréstimos após a morte do titular?
-
Economia1 dia atrás
Pensão por morte do INSS: veja por quanto tempo o benefício é pago
-
Automobilística12 horas atrás
Isenção do IPVA para idosos: como funciona e quem tem direito?
-
Finanças2 dias atrás
Arquiteto lista 3 tipos de imóveis que você NUNCA deve comprar
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
20 empresas nas quais jovens mais desejam trabalhar: veja a lista